A conta oficial de Donald Trump Jr. no Twitter está suspensa durante 12 horas, quer isto dizer que o filho do Presidente dos Estados Unidos da América está impedido de escrever novos tweets nesta terça-feira, dia 28 de julho, mas tanto ele como os seguidores podem continuar a visualizar o perfil. Em causa está um vídeo publicado por Trump Jr. que vai contra a política daquela rede social e que foi imediatamente retirado pela empresa.

O Twitter é uma rede social com políticas que respeitam a liberdade de expressão, mas que não admite desinformação. "Os tweets com o vídeo violam a política de desinformação da Covid-19. Estamos a agir com base na nossa política", pode ler-se no comunicado da rede social com sede em São Francisco, Califórnia.

No vídeo, é possível perceber que o filho de Trump partilha informações incorretas sobre o novo coronavírus. Nomeadamente, o empresário promoveu o uso da hidroxicloroquina no combate à COVID-19, ainda que o medicamento tenha vindo a ser alvo de vários estudos e já se tenha provado que não é eficaz contra a doença.

Estátua em madeira de Melania Trump na Eslovénia é incendiada
Estátua em madeira de Melania Trump na Eslovénia é incendiada
Ver artigo

O empresário acrescentou ainda que o uso de máscaras também pode ser desvalorizado, que esse não é um recurso que garanta a contenção do vírus. Estas ideias veiculadas por Donald Trump Jr. já haviam sido defendidas pela médica Stella Immanuel, mas cuja tese acabou por ser refutada pela maioria da comunidade científica.

A notícia de que a conta de Trump Jr. havia sido suspensa foi avançada por Andrew Surabian, do Partido Republicano, indicando que as grandes empresas de tecnologia são "a maior ameaça à liberdade de expressão". No entanto, o próprio Twitter resolveu responder ao tweet do político e explicar que a conta não foi suspensa, mas sim limitada durante aquele período de tempo. 

Para já, o filho de Donald Trump vai continuar sem poder escrever novos tweets na sua conta e, assim, não espalhar mais informação falsa a propósito do tratamento da COVID-19 e medidas de segurança à contenção do vírus. Usar máscara, manter o distanciamento social e desinfetar constantemente as mãos continuam a ser as medidas de prevenção mais eficazes até agora.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.