Numa época em que as redes sociais fazem parte da vida de praticamente toda a gente, sabe-se agora que no Brasil já existem mais influenciadores digitais do que profissões como médicos e advogados, com 10,5 milhões de pessoas que trabalham através das plataformas digitais. De acordo com a "tecmundo", este valor representa um número oito vezes acima dos advogados a exercer funções, e 20 vezes mais do que os médicos existentes no país.
Foram dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) que permitiram chegar a estas conclusões. O Brasil, líder de utilizadores no Instagram, posiciona-se apenas atrás dos Estados Unidos, que conta com 13,5 milhões de criadores de conteúdo para as redes sociais.
Os dados desta pesquisa também permitiram concluir que as idades mais comuns entre esta profissão são dos 18 aos 24 anos, e dos 25 aos 34. A primeira faixa etária utiliza mais o TikTok como ferramenta principal de trabalho, enquanto a segunda está mais presente no Instagram. O YouTube continua a manter a sua importância entre os influenciadores digitais do Brasil.
O estudo evidenciou ainda que as mulheres estão mais presentes nas plataformas digitais como o TikTok e o Instagram em relação aos homens, que apenas aparecem mais no YouTube.