
Um homem de 37 anos cortou o próprio pénis com um machado sob o efeito de cogumelos alucinogénios. O insólito caso aconteceu na Áustria, no final de setembro, tal como escreve a Euronews. O austríaco terá ingerido uma grande dose de cogumelos que continham psilocibina, uma substância alucinogénia que existe nestes fungos.
Depois ter amputado o próprio pénis, o homem colocou os fragmentos num frasco com terra e neve suja, tal como é explícito na revista científica "Mega Journal of Surgery". Cinco horas depois, enquanto perdia muito sangue, o austríaco acabou por procurar ajuda. Já no hospital, os médicos conseguiram reimplantaram o pénis, e as funções penianas foram preservadas.
No entanto, o homem não tinha qualquer recordação do sucedido, o que foi descrito como um caso inédito pela mesma publicação científica. O austríaco terá consumido quatro a cinco destes cogumelos, tinha um histórico de depressão e abuso ocasional de bebidas alcóolicas.
Quando ingerida, a psilocibina pode causar alucinações, alterar a perceção que temos do mundo, bem como o nosso estado emocional. Embora seja frequentemente usada como uma droga recreativa, esta substância obteve o interesse do mundo científico e tornou-se no objeto de várias pesquisas médicas, que a encaram como um potencial tratamento para condições de saúde mental como ansiedade, depressão e síndrome de stresse pós-traumático, refere também a Euronews.