Um homem de 28 anos foi detido no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Callao, no Peru, por tentar sair do país com 320 tarântulas, 110 centopeias e nove formigas-bala retiradas ilegalmente da floresta da Amazónia. 

O sul-coreano levantou suspeitas ao utilizar roupas demasiado largas na zona da barriga, o que fez com que as autoridades alfandegárias pedissem para que o jovem levantasse a camisola.

Influenciadora é criticada por adotar um cão em vez de ter filhos biológicos e por defender a "maternidade canina"
Influenciadora é criticada por adotar um cão em vez de ter filhos biológicos e por defender a "maternidade canina"
Ver artigo

Debaixo da roupa o homem tinha duas cintas repletas de recipientes e tubos de plástico onde transportava os animais, avançou o Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem do Peru (SERFOR) em comunicado. 

“Os especialistas do SERFOR recuperaram os espécimes e verificaram que eram 35 tarântulas adultas da espécie Pamphobeteus antinous, do tamanho de uma mão; 285 tarântulas juvenis da espécie Theraphosidae; 110 centopeias (Scolopendra sp.) e nove formigas-bala (Paraponera clavata)”, pode ler-se no comunicado. 

tarantulas
tarantulas créditos: gob.pe

Walter Silva, especialista em vida selvagem do SERFOR, explicou que estes animais são nativos da Amazónia peruana e, no caso das tarântulas, estão na lista de espécies ameaçadas no país. “Todos (os animais) foram extraídos ilegalmente e fazem parte do tráfico ilegal de animais selvagens que movimenta milhões de dólares no mundo”, disse o especialista, mencionado no comunicado. 

Segundo o especialista do SERFOR, quanto mais próximo do Natal mais casos de tráfico costumam ser encontrados pelo aumento da procura por estes animais tanto para serem vendidos como animais domésticos como para colecionadores, o que leva a um aumento dos preços nesta quadra. 

As autoridades prenderam o homem e abriram uma investigação acerca do caso.