Duas irmãs suicidaram-se na madrugada desta segunda-feira, 1 de julho, num apartamento em Barcelona, Espanha, horas antes de serem despejadas, no Bairro de Sant Adreu. A notícia foi avançada pelo jornal espanhol "El País".
As mulheres, de 64 e 54 anos, foram encontradas mortas no pátio interior do edifício onde habitavam, refere o jornal "El Periodico". A polícia catalã abriu uma investigação e, ao que tudo indica tratou-se de suicídio, menciona o "El País".
De acordo com o "El País", o proprietário do imóvel iniciou a ação de despejo em maio de 2023, devido à ausência de pagamento desde março de 2021. No total, e segundo um porta-voz do Superior Tribunal de Justiça da Catalunha, referido no mesmo jornal espanhol, estavam em dívida mais de 9.000€.
Os vizinhos referiram que a mãe das irmãs morreu em 2021 devido à Covid-19, exatamente no mesmo ano em que as mulheres deixaram de pagar as contas da casa, destaca o "El País". Os mesmos inquilinos mencionam que as mulheres encontravam-se isoladas, sendo que a irmã mais nova, de 54 anos, raramente era vista fora do apartamento.
Uma vez que as irmãs não compareceram à audiência, a sentença foi executada para janeiro deste ano, estando o despejo previsto para esta segunda-feira, 1 de julho, menciona o jornal "El Periodico".
A Câmara Municipal de Barcelona foi notificada pelo tribunal, de modo a averiguar e a realizar um relatório de vulnerabilidade, devido à falta de pagamento das despesas. "Neste caso, não existe qualquer relatório de vulnerabilidade devido à impossibilidade de o realizar por parte dos serviços correspondentes da Câmara Municipal, uma vez que tentaram contactar várias vezes os inquilinos da casa sem que estes tivessem respondido em qualquer ocasião conforme consta no relatório fornecido", refere o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, citado na "Telecinco".