Uma mãe cisne terá morrido daquilo que se descreve como "coração partido" depois de jovens terem esmagado os ovos que continham as suas futuras crias. Este grupo de adolescentes terá começado por atirar pedras aos ovos, tendo depois arremessado tijolos, no Manchester Canal, em Kearsley, Inglaterra. Testemunhas assistiram aos jovens a apontar para a ilha onde estavam os cisnes, que tinham feito um ninho. Três dos seis ovos lá contidos foram esmagados.
Um mês depois, no início deste semana, a cisne fêmea foi encontrada morta, depois de o macho ter desaparecido, conta o "Manchester Evening News".
Ativistas da vida selvagem que estavam a monitorizar os cisnes relatam que o resto dos ovos foi desaparecendo ao longo da semana, restando um. Acrescentaram que o cisne macho se afastou do ninho devido ao stresse provocado pela situação, não tendo regressado. Desde que os ovos foram atacados, a cisne fêmea foi atacada por galinhas, patos e por um cão. "Ela provavelmente morreu de coração partido, pois tinha um parceiro vitalício e ele foi levado pelo stresse", disse a ativista Sam Woodrow, citada pelo "Daily Mail".
Segundo a Swan Life, os cisnes podem ficar perturbados ao ponto de morrer, quando perdem os seus parceiros, com quem tendem a acasalar a vida toda. De acordo com o Swan Sanctuary, quando um cisne fica sem companheiro, o animal passa por um processo de luto semelhante ao dos humanos. Nestes casos, o que costuma acontecer é que, quando fica sozinho, o cisne ou encontra um novo local para viver, ou junta-se a outro grupo de aves da mesma espécie ou permanece no mesmo local.
"Estamos a investigar o incidente angustiante e recomendamos que qualquer pessoa com informações entre em contato com nossa linha de recursos pelo número 0300 123 8018", disse um porta-vos da RSPCA [Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals]. "Os cisnes, os seus ninhos e ovos estão protegidos pela Lei da Vida Selvagem e do Campo de 1981".