Pelo mundo fora, existem inúmeras estátuas de Jesus Cristo. Aquela que está mais perto de nós fica em Almada, a uma ponte de distância da capital portuguesa, mas a mais cobiçada é a que fica no alto do morro do Corocovado, no Rio de Janeiro, Brasil. No entanto, a América Latina acaba de ganhar mais uma, constituindo-se como a mais alta do sul do continente americano, de acordo com a "Milenio".
Chama-se El Cristo de La Paz, resulta de um investimento de 20 milhões de pesos (cerca de um milhão de euros) e foi inaugurada num dia simbólico, o domingo de Páscoa, 9 de abril. Localizado em Tabasco, uma cidade do estado de Zacatecas, México, é a nova atração religiosa e turística da região – e é bem alta, por sinal. Isto porque tem 33 metros, três a mais que a estátua do Rio de Janeiro e mais cinco que a sua versão portuguesa, que conta com 28 metros.
Construída com matérias-primas como aço e espuma de poliuretano, e revestida com uma camada de epóxi, uma resina cujo objetivo passa por conferir-lhe resistência às temperaturas e outras condições climatéricas, esta escultura tem a assinatura de um artista com mestria em projetos do género. É que Miguel Romo Santini, o autor, também foi responsável pela construção o El Cristo Roto, uma estátua da mesma figura religiosa com 25 metros de altura, que se encontra no estado de Aguascalientes, México.
Com mais de 100 toneladas, El Cristo de la Paz é um projeto que demorou três anos a ser terminado. Contudo, mais do que uma atração turística, esta imponente escultura e respetivo nome tiveram um propósito: a esperança de que a sua presença traga tranquilidade à população daquele estado, que é um dos mais violentos do país, graças às lutas entre cartéis rivais, segundo a "CNN".
Mas, se por si só, é esperado que a estátua atraia visitantes para aquela zona, há mudanças, que serão levadas a cabo nos próximos meses, que visam adensar ainda mais a sua capacidade de atração. Nos planos está a construção de uma escadaria de acesso ao interior da escultura, assim como quatro miradouros e uma pequena capela no exterior do monumento, avança a "Sete Margens".