O episódio aconteceu no distrito de Katwe-Kabatoro, sudoeste do Uganda, pelas 15 horas de 4 de dezembro. Iga Paul, de 2 anos, estava a brincar perto de casa, junto a um lago, quando foi atacado por um hipopótamo.
O animal, conhecido por ser um dos mais fortes e perigosos do Mundo, só abocanhou parte do corpo da criança porque o menino teve auxílio. Um homem que testemunhou a situação não tardou a agir e a salvar a vida a Iga Paul, que ficou apenas com ferimentos ligeiros.
"Foi preciso a bravura de Chrispas Bagonza, que estava lá perto, para salvar a vítima. Ele atirou pedras ao hipopótamo e assustou-o, fazendo com que largasse a vítima da boca dele", relatou a polícia do Uganda esta sexta-feira, em comunicado citado pela CNN.
O menino de 2 anos foi cuspido pelo animal e levado a uma clínica da zona para tratar os ferimentos numa mão. Depois disso, transferiram-no para o Hospital Bwera para fazer mais tratamentos. Entretanto recebeu a vacina da raiva, já teve alta e está recuperado.
A polícia do Uganda aproveitou a situação para deixar um alerta aos locais, para que tenham cuidado perto de zonas habitadas por estes seres. "Instintivamente, os animais selvagens veem os humanos como uma ameaça e qualquer interação pode fazer com que ajam de forma estranha ou agressiva", avisam.