O cruzeiro Spirit of Discovery foi alvo de uma tragédia. Enquanto atravessava o Golfo da Biscaia, no Atlântico, acabou por ser atingido por ondas de quase 10 metros. Isto fez com que 100 passageiros ficaram feridos e outro morreu, segundo confirmou o Marine Accident Investigation Branch, de acordo com o "Daily Mail".
O incidente aconteceu em novembro de 2023, mas só agora é que os dados estão a vir a público. O navio regressava ao Reino Unido e foi apanhado por ventos de grande força e ondas intensas, que provocaram danos a bordo, fazendo com que a tripulação tomasse a decisão de interromper a viagem e fizesse uma paragem de emergência.
À chegada a Portsmouth, oito passageiros foram transportados para o hospital, e, mais tarde, um dos feridos acabaria por morrer devido à gravidade dos ferimentos. Afinal, não é para menos, já que aqueles que passaram por este incidente descreveram momentos de pânico, dizendo que se "agarraram com unhas e dentes" enquanto a tempestade deixava o navio indomável.
Veja as fotos
"Tinha feito as malas cedo, mas apercebi-me de que ninguém no Golfo da Biscaia nos viria salvar se nos afundássemos... pensei, pela primeira vez, que não ia conseguir sobreviver", explicou Carol Lake, uma das passageiras, citada pelo tablóide britânico, dizendo que tentou manter a calma enquanto via televisão, com o objetivo de ignorar os ventos ensurdecedores.
O navio ficou parado mais de 15 horas. A sala de jantar foi transformada numa enfermaria improvisada e os passageiros aconselhados a permanecerem nos quartos. "As pessoas gritavam pelas suas vidas enquanto ondas de 30 pés batiam nas janelas", relembra outro dos passageiros.
De acordo com o relatório do MAIB, havia 943 passageiros e 503 tripulantes a bordo do Spirit of Discovery, quando este perdeu a propulsão devido às condições meteorológicas adversas. Todos os passageiros da viagem foram reembolsados e a empresa que opera o cruzeiro, a britânica Saga Cruises, expressou as suas condolências à família do passageiro que morreu.
O cruzeiro faz várias travessias e itinerários, incluindo viagens pelo Norte da Europa, Mediterrâneo, ilhas Canárias, Caraíbas e até expedições mais longas para destinos como a América do Sul e África. A rota específica pode variar conforme a época do ano, mas grande parte dos itinerários passa por estes locais.