Pierre Zakrzewski, repórter de imagem, e uma produtora da Fox News, Oleksandra Kurshynova, morreram, esta terça-feira, 15 de março, na sequência de um ataque russo ocorrido na segunda-feira, nos arredores de Kiev.

Quem era Brent Renaud, o jornalista norte-americano morto a tiro pelas tropas russas na Ucrânia? 
Quem era Brent Renaud, o jornalista norte-americano morto a tiro pelas tropas russas na Ucrânia? 
Ver artigo

A morte do irlandês de 55 anos foi confirmada aos funcionários da estação televisiva por Suzanne Scott, CEO da Fox News, tendo o óbito de Oleksandra Kurshynova, uma jovem jornalista ucraniana de 24 anos que colaborava com a estação norte-americana, sido avançado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, avança a CNN Portugal. 

"As tropas russas dispararam contra a equipa de filmagem da Fox News perto de Kiev. O operador de câmara Pierre Zakrevsky e a produtora Oleksandra Kurshynova morreram. O jornalista Benjamin Hall sobreviveu, mas perdeu parte da perna", lê-se na publicação do Ministério da Defesa da Ucrânia partilhada esta tarde na rede social Twitter.

Também no Twitter, uma jornalista da Fox News, Yonat Frilling, manifestou-se quanto à morte de Oleksandra Kurshynova, descrevendo-a como uma jovem de 24 anos "divertida e bondosa". "Ela trabalhava com a nossa equipa desde o mês passado e fez um trabalho brilhante", disse.

"É com grande tristeza e coração pesado que partilhamos a notícia sobre o nosso querido operador de câmara Pierre Zakrzewski. O Pierre foi morto em Horenka, nos arredores de Kiev. O Pierre é um fotógrafo de guerra que cobriu praticamente todas as notícias internacionais da Fox News, do Iraque ao Afeganistão e à Síria, durante o seu longo período connosco. Baseado em Londres, o Pierre estava a trabalhar na Ucrânia desde fevereiro", escreveu Suzanne Scott, CEO da Fox News, num comunicado citado pela CNN.

O anúncio da morte de Zakrzewski foi feito no ar pelo pivô Bill Hemmer, que afirmou que o colega era "uma lenda", considerando a sua morte "devastadora".

A notícia da morte deste dois profissionais surge depois deste domingo, 13 de março, ter sido avançada a morte do jornalista norte-americano Brent Renaud. Renaud morreu em Irpin, arredores de Kiev, na sequência de um tiroteio desencadeado pelas tropas russas.