Na manhã de segunda-feira, 6 de fevereiro, a Turquia e a Síria foram atingidas por terramotos devastadores que deixaram um rasto de destruição e morte. Dois terramotos com magnitudes de 7,8 e 7,7 na escala de Richter atingiram os dois lados da fronteira num período de 12 horas. A região, que já enfrentava um surto de cólera e um inverno rígido, ficou destruída: milhares de prédios, hospitais e escolas desmoronaram.
Um novo sismo abalou esta terça-feira, 7, a Turquia e a Síria. O número de mortos é de, pelo menos, 4900 e há mais de 20 mil feridos. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, adiantou na segunda-feira que Portugal mostrou disponibilidade à União Europeia para integrar equipas de resgate e e emergência médica.
Mas como toda a ajuda é bem vinda e estando longe podemos sentir-nos impotentes, a melhor maneira de ajudar quem foi afetado pela catástrofe é doar para que as organizações que estão no terreno consigam fornecer a melhor ajuda possível a quem, neste momento, se encontra desamparado. Reunimos uma lista de 12 entidades que estão a pedir ajuda financeira para continuarem a ajudar a população.
1.UNICEF
O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mobilizou ajuda para a Síria com foco em garantir o acesso à água, saneamento e higiene, serviços de proteção infantil, nutrição e educação e está a aceitar doações. Outra prioridade da UNICEF é ajudar crianças perdidas a encontrar as famílias.
2. Project HOPE
O Projeto HOPE está a responder à emergência e tem equipas nas áreas afetadas. "Temos pessoal no terreno com equipas adicionais a caminho enquanto continuamos a coordenar com os parceiros para responder às necessidades mais urgentes", pode ler-se no website, onde também estão as informações de como fazer uma doação.
3. Médicos Sem Fronteiras
A Médicos Sem Fronteiras enviou apoio de emergência imediato para o noroeste da Síria após o terramoto. Disponibilizou-se prontamente a apoiar 23 instituições de saúde doando kits de emergência e enviando para o local profissionais de saúde. Pode doar para a organização através do website.
4. Union of Medical Care and Relief Organizations (UOSSM)
O UOSSM fornece assistência médica de emergência e serviços de saúde ao povo sírio e fez um apelo urgente na sequência da catástrofe - está a pedir doações através do website.
“As notícias que estamos a ver são aterrorizantes e comoventes”, disse o Dr. Khaula Sawah, presidente da UOSSM nos EUA, em comunicado . “Precisamos de ajuda urgente para que possamos ajudar a salvar as vidas dos feridos neste grande terremoto. A nossa equipa está a trabalhar incansavelmente, mas está sobrecarregada com o número de vítimas.”
5. IHH Humanitarian Relief Foundation
Esta organização presta apoio a comunidades afetadas por catástrofes e guerras desde 1992. Neste momento estão aceitar doações para enviar água, alimentos e materiais para abrigo das pessoas necessitadas. Para além disso, têm uma cozinha móvel que anda a servir sopa na região.
6. Sociedade Médica Sírio-Americana
A Sociedade Médica Sírio-Americana é uma das organizações de assistência na linha da frente da crise. Um dos seus hospitais foi fechado devido aos danos causados pelo terramoto, mas os profissionais continuam no terreno a ajudar as vítimas. Estão a aceitar doações para comprar kits de primeiros socorros e continuar a fornecer ajuda de emergência aos pacientes.
7. White Helmets
A White Helmets, é uma organização sem fins lucrativos composta por 3 mil voluntários que ajudam a comunidade síria. Neste momento precisam de mais equipamentos e recursos para continuar as operações de busca e resgate na região afetada pelos abalos.
8. Türk Kızılay
Esta organização tem mais de 240 funcionários e centenas de voluntários a cobrir a região afetada. Com uma cozinha móvel, estão a alimentar a população da região e também estão a fornecer tendas, cobertores e camas. Os dados bancários para doações estão disponíveis no website.
9. Comité Internacional de Resgate
O Comité Internacional de Resgate (IRC) é uma organização que responde às mais graves crises humanitárias - neste momento atua em mais de 40 países - e está a aceitar doações para ajudar as vítimas dos terramotos.
“As equipas do IRC estão a trabalhar incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar da nossa equipa, parceiros locais e pessoas afetadas”, explicou Tanya Evans, diretora do IRC na Síria.
10. Save the Children
A Save the Children está no noroeste da Síria e na Turquia para avaliar qual a ajuda mais necessária, mas neste momento planeia apoiar a comunidade com kits de emergência e de inverno, incluindo cobertores e roupas quentes. Pode contribuir para a causa no website.
11. CARE
A CARE Türkiye está a dar prioridade à entrega de bens essenciais para as pessoas que ficaram sem abrigo depois dos terremotos. No local, as suas equipas e parceiros estão a entregar cobertores, alimentos, colchões e outros bens não alimentícios às vítimas. Pode ajudar a associação através de uma doação.
12. Global Giving
A Global Giving é uma organização sem fins lucrativos que conecta outras organizações sem fins lucrativos a doadores. Neste momento tem o Fundo de Ajuda ao Terremoto na Turquia e na Síria, com o objetivo de juntar 5 milhões de dólares para ajudar nas necessidades imediatas de comida, abrigo e água. Ultrapassada a fase de ajuda inicial, os fundos apoiarão os esforços de recuperação de longo prazo.