Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, na madrugada desta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, a zona da fronteira entre a Turquia e a Síria. O “Daily Mail” revelou que, pelo menos, 1400 pessoas morreram e mais de 6000 pessoas ficaram feridas. Segundo Recep Tayyip Erdogan, o Presidente da Turquia, há pelo menos 912 mortos e mais de 5000 feridos no país e, na Síria, há pelo menos 371 mortos e mais de 1 000 feridos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirma que há uma grande probabilidade (47%) de o número total de mortos ser entre mil e 10 mil.

Sismo na Turquia. "Ela sorriu, estava à nossa espera". Retirada mais uma criança viva dos escombros
Sismo na Turquia. "Ela sorriu, estava à nossa espera". Retirada mais uma criança viva dos escombros
Ver artigo

O sismo ocorreu às 4h17 (1h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros. Segundo o Centro Nacional de Monitorização Sísmica da Síria, este sismo foi “o mais forte” registado pelos sistemas sírios em quase três décadas. Minutos depois do primeiro, ocorreu outro sismo de 6,7 na escala de Richter, a 9,9 quilómetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Ambos os sismos foram sentidos em países vizinhos como Líbano, Iraque, Chipre e Israel e em países mais distantes como o Egipto, segundo o “Público”, bem como noutras cidades, avança o canal de televisão turco TRT Haber.

Recep Tayyip Erdogan partilhou no Twitter que “equipas de busca e resgate foram enviadas de imediato” para as zonas afetadas. O presidente também revelou que, pelo menos, 2181 edifícios colapsaram depois dos sismos, refere o "Daily Mail". Na Síria, cidades como Alepo, Idlib e Raqqa foram bastante afetadas e a situação é “desastrosa”.

O governo português manifestou a sua solidariedade para com o governo e os habitantes da Turquia, através de uma publicação no Twitter por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. “Estamos chocados com as notícias que nos chegaram da Turquia esta manhã sobre o terramoto terrível. O governo português manifesta a sua total solidariedade com o povo e governo da Turquia”, pode ler-se.

O sismo está a causar bastantes danos, nomeadamente no Castelo de Gaziantep, um monumento com mais de dois mil anos, na Turquia, que ficou bastante danificado, avança a CNN Internacional. Segundo a agência de notícias estatal turca Anadolu, alguns dos fortes do castelo a leste, sul e sudeste ficaram destruídos. As grades de ferro ficaram espalhadas, bem como o muro de contenção. Além disso, a cúpula e a muralha oriental da mesquita Şirvani, que está junto do castelo e que se diz ter sido construída no século XVII, também se desmoronou parcialmente, bem como a Mesquita Yeni, em Malatya.

Tanto na Síria como na Turquia, estão a haver várias derrocadas de edifícios causadas pelos sismos e o vídeo de uma menina que foi resgatada dos escombros em Azaz, na Síria, está-se a tornar viral. Uma outra criança foi resgatada na cidade turca Şanlıurfa.

Vários edifícios estão a colapsar devido aos sismos sentidos na madrugada desta segunda-feira, nomeadamente na cidade de Hali-Lyie onde um edifício com vários andares não ficou de pé, como mostra este vídeo publicado pela CNN Portugal na sua página de Instagram.

Este vídeo mostra, ainda, as cidades à volta de Gaziantep aquando do sismo.

A Polónia vai enviar, a título individual, um grupo de resgate com 76 bombeiros e 8 cães e, segundo o “The Guardian”, o Ministério do Interior de Espanha adiantou que equipas de resgate urbano espanholas estão-se a preparar para se deslocarem ao território turco. Segundo o “Expresso”, uma equipa de 25 pessoas pertencentes a uma unidade especial dos bombeiros gregos vai para a Turquia, com uma viatura especial que pode ajudar na busca de sobreviventes nos escombros.

Além disso, o governo indiano prometeu que duas equipas compostas por 100 pessoas e cães da Força Nacional de Resposta a Catástrofes da Índia estão prontas para ser enviadas de avião, bem como o ministério de emergências da Rússia, que tem dois aviões com 100 salvadores prontos para se deslocar. A Proteção Civil de Taiwan também tem uma equipa de 130 pessoas, cinco cães e 13 toneladas de ajuda prontos a seguir para a Turquia.