Depois de surpreender todos ao não se demitir na assembleia geral extraordinária esta sexta-feira, 25 de agosto, Luis Rubiales será suspenso da presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O presidente vai ainda ser sujeito a uma audiência em tribunal.

“Não me vou demitir, não me vou demitir, não me vou demitir!”. Rubiales mantém-se no cargo e quer "justiça"
“Não me vou demitir, não me vou demitir, não me vou demitir!”. Rubiales mantém-se no cargo e quer "justiça"
Ver artigo

“Apresento-me diante de vocês disposto a falar sobre o que já sabemos, para avaliar a situação do caso de Luis Rubiales pelos acontecimentos ocorridos na final do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino”. O CSD [Conselho Superior do Desporto] quis ser muito claro e rigoroso nos procedimentos a serem seguidos. No início dissemos que não queríamos tomar nenhuma atitude antes da assembleia desta manhã acontecer”, começou por dizer Victor Francos, presidente do CSD.

“O senhor Rubiales hoje não correspondeu ao que se esperava, ao que esperavam as jogadoras da seleção nacional, ao que esperava o governo e ao que a sociedade esperava. O CSD suspenderá o presidente das suas funções na presidência da Federação Espanhola de Futebol. Hoje vamos enviar uma reclamação ao TAD [Tribunal Arbitral do Desporto], porque a lei desportiva foi violada e se o TAD entender nos próximos dias, no CSD poderemos avaliar esta infração”, continuou, acrescentando que "o percurso [de Rubiales] na presidência acabou".

Agora, Luis Rubiales "terá de dar explicações ao tribunal" e Víctor Francos prometeu anunciar em breve a suspensão oficial das funções do ainda presidente da federação espanhola.

O discurso de Luis Rubiales e o facto de não ter apresentado a demissão do cargo está a desencadear várias reações de futebolistas espanholas, que manifestaram o seu apoio a Jenni Hermoso, a quem o presidente deu um beijo na boca na entrega de medalhas após a vitória da seleção espanhola na final do Mundial de futebol feminino.

“Isto é inaceitável. Acabou-se. Estou contigo, parceira”, escreveu Alexia Putellas no X. “Contigo mais do que nunca, Jenni Hermoso, basta de mentiras, não estás sozinha”, disse Misa Rodríguez, guarda-redes da seleção espanhola. “Que pena me dá que as 23 futebolistas não sejam as protagonistas... acabou-se! Contigo até à morte”, escreveu Cata Coll.