Os desenhos animados são, por norma, didáticos. Isto porque, como são os únicos conteúdos que as crianças consomem, ensinam-lhes inúmeras lições, que poderão guardar e levar para a vida. Mas o programa "Bluey", que em Portugal era transmitido no canal Disney Junior, está a causar alguma contestação nas redes sociais, graças a um episódio controverso.

Tudo aconteceu durante a cena de abertura do episódio "Exercise" [exercício, em português], que começa com Bandit, o pai de Bluey, na casa de banho, a pesar-se. Depois de ver os números que a balança marca, suspira e solta um "Ah, meu!", em jeito de descontentamento. De seguida, acrescenta que precisa de "fazer alguns exercícios", deixando implícito que precisa de emagrecer, enquanto se olha ao espelho e apalpa algumas gordurinhas.

Onde estão os gordos na TV?
Onde estão os gordos na TV?
Ver artigo

É aqui que a mãe do cãozinho azul, Chilli, entra em cena e, como resposta às afirmações do marido, afirma: "A quem o dizes". Ou seja, parece que, dentro do núcleo familiar, Bandit não seria o único descontente com a sua forma física – Chilli partilhava da mesma frustração.

Apesar de haver quem não tenha achado o episódio particularmente nocivo, houve alguns pais que recorreram às redes sociais para partilharem o seu descontentamento. Isto porque consideraram a cena gordofóbica e estavam convictos de que esta pode ser responsável por passar uma mensagem problemática e distorcida às crianças, no que toca às relações que temos com a comida e com o corpo.

"Sou uma grande fã de 'Bluey', mas ver o Bandit e a Chilli a pesarem-se e a odiarem abertamente os seus corpos à frente dos filhos foi muito desconfortável", escreveu Kyla Ringrose, uma nutricionista pediátrica, no Instagram. "As crianças não precisam de ver os pais a odiar os seus corpos ou a fazer exercício para emagrecer", acrescentou.

Já no Twitter, a contestação não foi menos palpável. "Vimos o novo episódio de 'Bluey' e, depois de 10 segundos, tirei-o", disse um utilizador, acrescentando que a série mostrou "uma forma muito, muito prejudicial de retratar a comida, o exercício e o 'ser saudável'". Outro internauta chegou mesmo a afirmar que a cena de abertura o tinha "horrorizado".

Mas também houve quem fosse um ávido defensor do programa. "Deviam ter mostrado o Bandit a ir ao veterinário para remover uma das suas patas por causa da diabetes tipo 2", zombou um utilizador. "Pessoas que são gordas enquanto crianças acabam por ser gordas em adultas. Esta série reforça bem a ideia de que os miúdos precisam de ter consciência do aumento de peso", frisou outro.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.