Lamine Yamal, Endrick, Gavi, João Neves, Warren Zaïre-Emery ou ainda Mathys Tel. Todos estes nomes têm algo em comum - destacaram-se no mundo do futebol pela sua qualidade de jogo sem terem sequer 20 anos, conquistando um lugar na equipa principal dos clubes que representam. No entanto, mais um nome surge nesta lista desde a noite desta quarta-feira, 17 de julho: Cavan Sullivan. E este só tem 14 anos e 293 dias. 

Quem é Lamine Yamal, o mais novo jogador de sempre a marcar no Euro?
Quem é Lamine Yamal, o mais novo jogador de sempre a marcar no Euro?
Ver artigo

Quebrando um recorde da Major League Soccer, a principal liga de futebol profissional dos EUA, que já tinha mais de 20 anos, Cavan Sullivan tornou-se, na noite passada, o jogador mais novo de sempre a pisar o relvado por uma equipa que joga nesta competição. A aproveitar a larga vantagem que tinham sobre os rivais New England Revolution, por 5-1, o treinador dos Philadelphia Union, Jim Curtin, decidiu apostar aos 84 minutos no jogador mais novo da equipa que estava no banco, dando-lhe espaço para provar o seu valor. 

Com o estádio ao rubro, Cavan Sullivan não escondeu o seu sorriso ao entrar em campo, e conseguiu fazer um brilharete. Apesar de não ter marcado, o jovem jogador de 14 anos rematou na meia-lua aos 93 minutos contra a baliza adversária, mas o guarda-redes acabou por defender. No entanto, Cavan Sullivan acabou por ter outro momento de felicidade quando entrou em campo e conseguiu jogar com o irmão mais velho, Quinn, que também representa as cores do Philadelphia Union, tornando o jogo ainda mais especial. 

O atleta assinou contrato profissional “homegrown” com o clube em maio deste ano, algo parecido a um contrato de formação que está disponível para assinar depois de os jogadores dos 14 até aos 18 anos terem completado 12 meses seguidos na academia da equipa, segundo o “CBS Sports”.

Nascido em setembro de 2009, em Philadelphia, Cavan Sullivan seguiu os passos do irmão mais velho e acabou por integrar este clube, juntando-se às camadas jovens em 2020 e estreando-se pelo Philadelphia Union II na MLS NextPro, uma liga de desenvolvimento para futuros jogadores da MLS, em março deste ano.

Cavan Sullivan fez ainda nove internacionalizações pela seleção sub-15 dos EUA e recebeu a Bola de Ouro depois de ajudar a equipa a conquistar o título no Campeonato Sub-15 da CONCACAF de 2023, de acordo com o diário espanhol “AS”. Aos 18 anos, depois de ter feito toda a sua formação no Philadelphia Union, é esperado que seja transferido para o Manchester City, conquistando um palco ainda maior. Por agora, é o jogador mais novo de sempre a estrear-se pela MLS, depois de ter quebrado o recorde de Freddy Adu, que conquistou esse título em abril de 2004 aos 14 anos e 306 dias. 

Espreite a fotogaleria.