Quem quer viver da internet, por vezes, tem que fazer algo mais excêntrico para chamar a atenção e adquirir mais seguidores e visualizações. Existem vários desafios na Internet e a maioria dos youtubers são os grandes impulsionadores. Comer uma colher cheia de canela, sair do carro em andamento ao som de uma canção de Drake ou ingerir pastilhas para a máquina de lavar são só alguns exemplos.

Mas há também quem dê voz aos seus seguidores e aceite desafios provenientes do outro lado do ecrã. É o caso de Kanghua Ren, mais conhecido por ReSet. O jovem youtuber de nacionalidade chinesa, a viver em Espanha, foi desafiado, em 2017, a rechear bolachas Oreo com pasta de dentes — mas não foi ele que as comeu.

As deformações dos animais que vivem na zona de exclusão de Chernobyl
As deformações dos animais que vivem na zona de exclusão de Chernobyl
Ver artigo

De acordo com o "El País", o jovem ReSet decidiu dar as bolachas, acompanhadas de 20€, a um sem-abrigo em Espanha. O objetivo? "Capturar a atenção mórbida dos seus seguidores" e "obter um aumento apetitoso no lucro". Funcionou: o vídeo rendeu cerca de dois mil euros.

Felizmente, todos os atos têm consequência. No vídeo, entretanto removido devido às críticas, ouvia-se o jovem dizer: "Talvez tenha gasto um pouco de tempo, mas olhem para o lado positivo. Isso [a pasta de dentes] vai ajudá-lo a limpar os dentes. Acho que não os limpou desde que ficou pobre."

Donald Trump sobre Meghan Markle: "Não sabia que ela era tão desagradável"
Donald Trump sobre Meghan Markle: "Não sabia que ela era tão desagradável"
Ver artigo

O jovem ainda pagou 300€ à filha da vítima para não avançar com a acusação, mas esta decidiu seguir em frente. Dois anos depois, ReSet foi julgado e considerado culpado, no sábado, 1 de junho, por "violar a integridade moral" do sem-abrigo, conhecido por George L..

Por causa desta brincadeira, o youtuber foi condenado a 15 meses de prisão e a pagar uma multa no valor de 20 mil euros. O juiz proibiu-o ainda de utilizar o YouTube e o seu canal durante cinco anos.

Estudo confirma que a altura em que se nasce tem mesmo influência na personalidade
Estudo confirma que a altura em que se nasce tem mesmo influência na personalidade
Ver artigo

Porém, este não foi um ato isolado. O jornal "El País" dá conta de que ReSet já tem realizado vídeos parecidos a este, tendo um "comportamento cruel com vítimas fáceis e vulneráveis" — oferecendo, por exemplo, sandes de cocó de gato a idosos e crianças. O acusado não negou a informação perante o tribunal. "Se eu me envolvo com pessoas mais musculadas, corro o risco de levar porrada", disse.

De acordo com o jornal "The New York Times", será improvável que a pena de 15 meses de prisão seja cumprida, uma vez que a lei espanhola suspende todas as penas menores de dois anos para os iniciantes de crimes não-violentos.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.