Há 13 casos confirmados da nova variante da COVID-19, Omicron, em Portugal. A informação foi divulgada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro, depois de efetuadas análises no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), tal como salienta o "Observador". A totalidade dos casos positivos à nova variante correspondem a jogadores de futebol do Belenenses SAD.

Nova variante da COVID-19. "Há casos em investigação" em Portugal, diz Graça Freitas
Nova variante da COVID-19. "Há casos em investigação" em Portugal, diz Graça Freitas
Ver artigo

"Um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul", pode ler-se no mesmo comunicado da DGS, que revela ainda que os ensaios preliminares analisados no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge "sugerem fortemente" que "todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Omicron".

"Independentemente do estado vacinal e do nível de exposição", todos os contactos associados a este surto deverão fazer isolamento profilático, tal como determinado pelas autoridades de saúde, salienta também o "Observador".

O surto da nova variante no Belenenses SAD, agora confirmado, desencadeou uma situação sem precedentes no Primeira Liga este sábado, 27 de novembro. Na partida entre o Belenenses SAD e o Sport Lisboa e Benfica, a equipa de Belém entrou em campo apenas com nove jogadores — a maioria da equipa de sub-23 —, por não ter atletas disponíveis como consequência dos vários casos positivos de COVID-19.

O Belenenses SAD não pediu o adiamento do jogo, nem o mesmo foi cancelado pela Liga de Clubes ou pela DGS. A partida acabou ao início da segunda parte, com uma vitória por 7-0 para o Benfica. Após o intervalo, os jogadores do Belenenses SAD regressaram do balneário com menos dois jogadores e, depois de uma lesão, respeitando as regras estipuladas, o árbitro Manuel Mota decidiu dar a partida como terminada.

Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, avançou numa entrevista à TSF que, em princípio, "os jogadores do Benfica também serão testados", acrescentando que as autoridades de saúde vão identificar todos os contactos de risco. Todos os jogadores do Belenenses SAD serão igualmente testados.

Esta segunda-feira, 29, a Liga de Clubes vai reunir para analisar o sucedido, e também terá lugar uma reunião com as autoridades de saúde para clarificar protocolos, avança o "Observador".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.