Volte a pôr o guarda-chuva e a gabardine à mão para os próximos dias. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para o risco de cheias e inundações em Portugal continental nas próximas 48 horas devido à previsão de chuva do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Neste período, a Proteção Civil alerta para a previsão de “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro”, assim como para a ocorrência de cheias, “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.
Além disso, alertam para a instabilidade de vertentes e risco de deslizamentos e derrocadas, piso rodoviário escorregadio, queda de árvores e de postes de comunicações e energia, danos em estruturas montadas ou suspensas e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente nos períodos de maré cheia, “podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis”, segundo o “Correio da Manhã”.
Este domingo, 14 de janeiro, há sete distritos em alerta amarelo devido à chuva: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra. Durante o dia, o céu estará “muito nublado”, mas no Baixo Alentejo e no Algarve estará pouco nublado até ao final da manhã. Haverá “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes no litoral norte e centro” e uma subida de temperatura, principalmente da mínima.
Os termómetros vão oscilar entre os 5ºC de mínima na Guarda e os 22ºC de máxima em Sagres. No Porto, a temperatura mínima será de 13ºC e a máxima de 16ºC e, em Lisboa, oscilará entre os 12ºC e os 18ºC.
Na segunda-feira, 15, aos sete distritos sob aviso amarelo do dia anterior juntam-se Leiria, Santarém, Lisboa, Guarda e Castelo Branco. O céu continuará “muito nublado”, mas a nebulosidade vai diminuir nas regiões do interior norte e centro durante a tarde. A chuva vai manter-se, por vezes forte, e em especial no norte e centro do País, “diminuindo gradualmente de intensidade e frequência de norte para sul a partir da manhã”. Haverá ainda “neblina ou nevoeiro temporário” e a temperatura mínima vai aumentar ligeiramente, especialmente no centro e sul.
Os termómetros vão oscilar entre os 7ºC de mínima em Bragança e na Guarda, e os 20ºC de máxima em Sagres. No Porto, a temperatura mínima será de 14ºC e a máxima de 17ºC e, em Lisboa, oscilará entre os 16ºC e os 17ºC.
Na terça-feira, 16, o céu continua “muito nublado” e haverá “períodos de chuva, persistente e por vezes forte”. A temperatura de Portugal continental vai oscilar entre os 6ºC de mínima em Bragança e Vila Real e os 20ºC de máxima em Sagres, Santarém e Leiria. No Porto e em Lisboa, a temperatura mínima será de 14ºC e a máxima de 18ºC.
Na quarta-feira, 17, o céu estará “geralmente muito nublado”, com “períodos de chuva ou aguaceiros, persistentes e por vezes fortes”, especialmente no norte e centro do País. Além disso, a temperatura mínima vai subir ligeiramente no norte e a máxima vai descer (pouco) no norte e centro.