É oficial: a primavera está a chegar. Com o equinócio a começar na madrugada desta quarta-feira, 20 de março, o calor que chega aos poucos e o sol a deitar-se mais tarde são os grandes indicadores de que o inverno, o frio e a chuva estão a ficar para trás. Ou talvez não.
A primavera pode estar ao virar da esquina, mas a chuva continua persistente, assim como o céu muito nublado. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro dia de primavera em Portugal será com aguaceiros “a partir do final da manhã em especial no interior norte e centro”, que podem até ser “acompanhados de trovoada”. As temperaturas mais baixas vão-se registar em Évora e Braga, com 7ºC, com o distrito do norte a atingir também a temperatura mais alta de quarta-feira, 22ºC.
Já Lisboa contará com as temperaturas a rondar entre os 9ºC e os 19ºC, com o céu muito nublado e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros durante a tarde. A cidade do Porto está melhor servida, com o céu pouco nublado e com a temperatura máxima de 20ºC. Ainda assim, também não escapa da possibilidade de aguaceiros fracos durante a tarde.
Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores a chuva não será problema, e as temperaturas vão gritar “primavera”, ao contrário do continente. A temperatura mais baixa a registar será na Ilha Terceira, nos Açores, de 11ºC, com a máxima de 19ºC. A mais alta será no Funchal, 22ºC, com a mínima a bater os 15ºC. No entanto, a costa norte da Madeira e Porto Santo têm aviso amarelo para a agitação marítima a partir das 15 horas de quarta-feira e até às 6 horas de quinta-feira.
Já no dia 21 de março, quinta-feira, a chuva só se irá fazer sentir, no continente, no distrito da Guarda, de acordo com o IPMA, com as temperaturas entre os 8ºC e os 19ºC. O sul de Portugal, Lisboa e Setúbal são os únicos lugares que não serão afetados pelo céu nublado com nuvens altas, que vai percorrer o norte do País durante o dia de quinta-feira. No entanto, a parte positiva é que as temperaturas vão subir, com a mínima a serem os 8ºC sentidos na Guarda e a máxima de 26ºC, em Braga.
Lisboa contará com mínimas de 11ºC e máximas de 22ºC, e as temperaturas no Porto vão rondar os 12ºC e os 24ºC. Tanto em Porto Santo, na Madeira, como na Ilha das Flores, nos Açores, o segundo dia de primavera ficará marcado por aguaceiros, mas as temperaturas continuarão a fazer jus à estação do ano, com mínimas de 12ºC na Ilha Terceira e máximas de 20ºC no Funchal.
Sexta-feira, 22 de março, segundo o IPMA, será um pouco mais do mesmo. O céu continuará nublado com nuvens altas, mas as temperaturas irão compensar o pouco sol visível, e o jackpot vai sair em Leiria — 29ºC de máxima no distrito da região centro. A temperatura mais baixa a registar será na Guarda, com 8ºC. Lisboa terá realmente o primeiro dia de primavera na sexta-feira, com temperaturas a rondar entre os 16ºC e os 27ºC, e o Porto contará com temperaturas entre os 14ºC e os 26ºC.
A Madeira, no dia que antecede o fim de semana antes da Páscoa, vai deixar a primavera voltar ao inverno, com mínima de 4ºC e máxima de 9ºC. Já as temperaturas nas ilhas do arquipélago dos Açores vão todas rondar entre os 13ºC e os 18ºC.