As redes sociais não são uma ferramenta estranha para a realeza britânica: são várias as contas de Instagram da família real, sempre geridas por assessores de comunicação. É habitual vermos os príncipes William e Harry com as respetivas esposas em publicações, ocasionalmente aparece a rainha. Completamente inusitado é ser Isabel II a assinar um post nesta rede social, mas foi exatamente isso que aconteceu esta quinta-feira, 7 de março, sob o pretexto de uma visita ao Museu da Ciência, em Londres.
Usando um iPad, a rainha Isabel II partilhou uma imagem e teceu alguns comentários. “Hoje, enquanto visitava o Museu da Ciência descobri uma carta dos arquivos reais, escrita em 1843 ao meu bisavô, o príncipe Alberto. Charles Babbage, um dos pioneiros na tecnologia de computadores, desenhou um engenho cujo protótipo o príncipe Alberto teve a oportunidade de ver em 1843". No final da publicação, a monarca despede-se, assinando com um simples Elizabeth R.
A publicação no Instagram da família real é a imagem de uma carta escrita ao bisavô da atual rainha, o príncipe Alberto. O remetente da carta foi um dos pioneiros no que diz aos computadores modernos. A publicação dá conta da invenção de uma “máquina analítica” na qual foram criados os primeiros programas de computador.
Esta partilha vem na sequência de uma conversa entre a monarca e algumas crianças que estão a aprender programação, diálogo esse proporcionado pelo próprio museu.
Para a ocasião, a avó de William e Harry optou por um casaco e chapéu laranja e um vestido floral. Como adereços escolheu um elegante alfinete, uns sapatos pretos com pouco salto e uma carteira estruturada da mesma cor.