É verdade, estamos nessa altura do ano novamente. Este domingo, 26 de outubro, a hora muda. Durante a madrugada, no caso de Portugal continental e da ilha da Madeira, a mudança acontece às 2 horas, que passa imediatamente para as 1 hora da manhã, somando uma hora ao seu descanso. No que diz respeito aos Açores, a mudança acontece à 1 hora, que passa diretamente para a meia-noite.

Esta mudança diz respeito à chamada hora de inverno, e assim se vai manter até 29 de março, altura em que a hora volta a mudar para o horário de inverno.

Atualmente, grande parte dos relógios dos dispositivos digitais, como telemóveis ou boxes de televisão, são acertados automaticamente. No entanto, caso ainda possua aparelhos analógicos ou sem ligação à internet, terá de alterar a hora manualmente.

Esqueça os chocolates. A ONE já tem calendários do advento com joias e relógios para antecipar o Natal
Esqueça os chocolates. A ONE já tem calendários do advento com joias e relógios para antecipar o Natal
Ver artigo

Este domingo, todos os países da União Europeia entram no horário de inverno, numa altura em que volta a ganhar força, em Bruxelas, a discussão sobre a possível eliminação da mudança sazonal da hora – o tradicional acerto dos relógios na primavera e no outono.

A proposta ganhou novo impulso depois de o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ter anunciado, na segunda-feira, 20 de outubro, a intenção de Espanha propor à União Europeia o fim definitivo desta prática. Na sequência, tanto a Comissão como o Parlamento Europeu apelaram aos estados-membros para seguirem a mesma direção.