Depois de dias em que a região norte foi especialmente afetada por chuvas fortes, o tempo para sábado e domingo, 14 e 15 de janeiro respetivamente, parece mais animador. Não tão animador quanto gostaríamos, já que o sol que se fez sentir de vez em quando durante a semana vai dar lugar a chuva "fraca", diz o Instituto Português e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com as previsões para este sábado, 14 de janeiro, Portugal vai estar debaixo de um céu "geralmente muito nublado", à exceção das regiões do Baixo Alentejo e Algarve, onde estará "pouco nublado até ao meio da tarde". Vão fazer-se sentir alguns períodos de "chuva fraca nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral", que poderão "estender-se ao Alentejo a partir do meio da tarde", diz o boletim do IPMA.
No domingo, 15 de janeiro, o cenário não muda de figura. O céu vai continuar "geralmente muito nublado", com a particularidade de que, nesse dia, a nebulosidade diminui "a partir da tarde". E é melhor preparar o guarda-chuva, já que o dia vai contar novamente com "períodos de chuva", que, desta vez, passam "gradualmente a regime de aguaceiros", continua o IPMA.
O arquipélago dos Açores, no sábado, também não vai escapar à chuva, mas o tempo fica mais risonho no domingo. Já o arquipélago da Madeira parece intocável pela chuva, contando apenas com "céu geralmente muito nublado" durante todo o fim de semana, segundo o IPMA.
Quanto às temperaturas, estão particularmente elevadas para esta altura do ano. De acordo com o IPMA, no sábado, a temperatura mais baixas vão registar-se na Guarda, com 10ºC de máxima, que descem para 7ºC no domingo. Lisboa estará entre 16ºC de máxima e 9ºC de mínima, assim como o Porto. No domingo, há uma ligeira descida da temperatura, ficando Lisboa entre os 14ºC e os 10ºC, enquanto o Porto ficará entre os 14ºC e os 8ºC.