Marta Pen, atleta portuguesa de 30 anos que veste as cores do Sport Lisboa e Benfica, revelou esta terça-feira, 23 de julho, que foi diagnosticada com cancro da mama. A notícia foi divulgada nas suas redes sociais, onde a meia-fundista (atleta que faz provas de corrida com distâncias situadas entre os 800m e os 3000m), além de um texto a explicar a situação, deixou também um áudio a contar a sua trajetória nesta luta.
“Não tinha a certeza de como ou quando queria fazer este post, mas sabia que queria partilhar a nota que escrevi no dia em que fui diagnosticada com cancro da mama”, começou por escrever Marta Pen. “Não estava com medo, não fiquei sem chão. Senti-me amada e forte. Não entrei em pânico, estava calma e focada no que realmente era importante para mim. Fiz planos e, mais importante, abracei a jornada em que estava."
No entanto, a atleta portuguesa recorda que nem sempre se sentiu assim, e no publicação aparecem vários vídeos que o comprovam. “Quando a vida fica difícil, muitas vezes questionamos porquê. A minha pergunta sempre foi: ‘Para onde… Para onde é que a vida me está a levar?’ (...). Eu acredito que também se deve aproveitar os momentos difíceis. Como atleta, estou habituada a controlar tanto, e esta experiência lembrou-me de quão pouco controlo realmente temos”, acrescentou.
Marta Pen revela também que “o primeiro passo — a cirurgia” já foi feito, e que correu tudo bem dentro dos possíveis. “Estou a recuperar sem problemas, embora ainda hajam alguns desafios pela frente. Apesar disso, sinto-me positiva, presente e em paz. Continuo no meu caminho com serenidade e muito amor”, finalizou.