O escritor Pedro Chagas Freitas tem partilhado nas redes sociais atualizações do estado de saúde do filho Benjamim, de 6 anos, que é portador de uma doença crónica e rara, alfa-1 antitripsina, e que foi submetido a um transplante de fígado no final de junho.
Depois de uma recaída após ter saído dos cuidados intensivos que levou a criança novamente ao bloco operatório, Benjamim enfrenta agora um novo problema de saúde: um vírus.
“Quero viver dentro do previsível. Só por uns tempos. Quero que não apareça nada que perturbe a paz, a quietude. Tragam-me um bocadinho de previsibilidade, por favor. Agora chegou um vírus. Mais um obstáculo, mais um muro. Não vai ser ele a parar-te, tenho a certeza. Era o que faltava. Vais dar uns passos atrás, tens de dar. Depois darás muitos à frente, tenho a certeza, só posso ter. Quem te conhece sabe que vais em frente, que só podes ir em frente, mesmo quando tens de fazer desvios não deixas de ir em frente, com a coragem nos olhos, nos passos”, começou por escrever Pedro Chagas Freitas no Instagram.
“Ficas ansioso, nervoso, sabes que cada passo atrás te atrasa a chegada onde queres (onde queremos, queremos tanto, tanto) chegar. Mas adaptas-te. Consegues adaptar-te, encontrar um mapa novo, o caminho certo no meio do caos. É esse, no fundo, o feliz: o que encontra sempre, mesmo no meio do caos, o caminho certo, ou até aquele que no meio do caminho errado consegue sentir a emoção certa. Talvez o génio esteja não no que se faz, mas sim no que se sente. De que vale a alguém fazer o certo se sente que é errado? Venha um pouco de previsibilidade. Vais passar com distinção mais este exame. Mas porra: já chega de testes, não?”, continuou.
No dia seguinte, o escritor de “Prometo Falhar” e “A Raridade das Coisas Banais” revelou que o filho Benjamim estava a “melhorar, pouco a pouco”, apesar do vírus que lhe “complica a vida”.