Uma banhista da praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António, diz ter avistado um tubarão na água esta quarta-feira à tarde, 26 de agosto, o que levou as autoridades a hastear bandeiras vermelhas após o alerta dado por volta das 19h30, de forma a interditar os banhos nas praias entre Cacela Velha e Vila Real de Santo António, no Algarve.

A informação foi confirmada pelo jornal "Observador" junto do da capitania do porto de Tavira e Vila Real de Santo António que, embora confirme o relato, revela que não avistou qualquer animal semelhante ao que foi descrito pela mulher.

"A polícia marítima percorreu as praias a informar os nadadores salvadores para que recomendassem às pessoas que saíssem da água", disse o capitão Rui Vasconcelos de Andrade ao jornal, acrescentando que a polícia "manter-se-á atenta a qualquer avistamento".

Avistamento de tubarão nas praias do Barril e Terra Estreita, no Algarve, obrigam a içar bandeira vermelha
Avistamento de tubarão nas praias do Barril e Terra Estreita, no Algarve, obrigam a içar bandeira vermelha
Ver artigo

Ainda esta semana, a 24 de agosto, tinha sido divulgado no Facebook um vídeo do biólogo marinho Alfredo Rodrigues, da Ocean Vibes (que promove passeios de barco e investigação), que dava conta de um tubarão-martelo nas águas da Ilha da Culatra, em Faro.

Também no mês de agosto, no dia 2, um tubarão foi avistado nas praias do Barril e Terra Estreita, no Algarve, conforme o alerta dado por vários banhistas. No entanto, a situação foi descrita como "normal", uma vez que "há muitos tubarões que passam ao largo do Algarve e por vezes aproximam se da Costa em busca de alimento", explicou na altura a capitania do porto de Tavira ao jornal "Expresso".