Um bebé de 21 meses morreu na sexta-feira, 1 de agosto, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, depois de se ter engasgado a comer uma bolacha, o que a fez entrar em paragem respiratória.
Os pais vieram com a criança para a rua pedir socorro. Depois de terem chegado duas ambulâncias e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação, o bebé foi transportado para o Hospital de Santos Silva, onde acabou por falecer, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões ao "JN".
Marília Pereira, enfermeira de saúde materna e consultora de Baby Led Weaning, uma abordagem alternativa à introdução de alimentos sólidos na rotina dos bebés, falou recentemente à MAGG sobre esta prática em que as crianças, a partir dos seis meses, comem o que os adultos comem, na forma em que os adultos comem, podendo mexer na comida com as mãos.
No que se refere a engasgamentos, a especialista explica as medidas de segurança a tomar ."Os bebés têm de estar 100% no controlo — e para começar a alimentação, as crianças têm de ter coordenação mão-boca, conseguir sentar-se com apoio e segurar a cabeça", explica. "Outra medida de segurança é saber como vou oferecer os alimentos, em termos de formato e consistência. E temos de perceber que dar tudo muito pequenino não é boa ideia, dado que os bebés de 6 meses ainda não conseguem fazer a pinça, vão esmagar tudo na mesa e partir tudo em mil bocadinhos. E se eu lhe puser estes bocadinhos todos na boca, aumento o risco de engasgamento."
O ideal, explica Marília Pereira, é adaptar-se "o corte dos alimentos ao nível do desenvolvimento motor que o bebé tem".