Um homem foi burlado e perdeu cerca de 11.500 euros em apenas dois dias graças à burla "Olá pai, olá mãe". O homem denunciou o caso à Polícia Judiciária esta terça-feira, 9 de abril, em Lisboa, e esta vai ser investigada, já que é um método cada vez mais frequente.

Esta burla consiste em contactar pais e mães através do WhatsApp, fazendo-se passar pelos filhos. No fundo, um número contacta os progenitores e finge que é o filho. Diz que perdeu o telemóvel, que o partiu, uma desculpa qualquer para justificar estar a mandar mensagem por um número alheio. Com o avançar da conversa, pede para lhe enviarem dinheiro urgentemente.

Os pais ficam a pensar que o(a) filho(a) sofreu um contratempo e precisa de ajuda e muitos não hesitam em fazer a transferência. Para evitar este engano, a PSP aconselha a que seja feita uma chamada de voz, de modo a verificar se a identidade é verdadeira ou não, ou a fazer perguntas pessoais.

WhatsApp. Recebeu uma mensagem para gostar de vídeos do TikTok a troco de dinheiro? Cuidado, é fraude
WhatsApp. Recebeu uma mensagem para gostar de vídeos do TikTok a troco de dinheiro? Cuidado, é fraude
Ver artigo

No entanto, este não é dos únicos esquemas que têm andado a circular nos últimos tempos – especialmente, no WhatsApp. A mais recente diz respeito a pessoas que se fazem passar por funcionários do TikTok, que criam grupos e enviam mensagens a pessoas, no intuito de promover certas contas dessa mesma aplicação.

Ou seja, as pessoas por detrás deste esquema pedem para que quem estão a contactar no WhatsApp deixe um "gosto", faça um comentário e siga as contas mencionadas na mensagem, com a promessa de uma recompensa monetária generosa de até centenas de euros ao dia. As autoridades aconselham a sair dos grupos e a bloquear estes números de imediato.