Carolina Deslandes publicou uma fotografia no Instagram esta segunda-feira, 5 de fevereiro, a desabafar com o seu público sobre a falta de reconhecimento que o seu álbum “Mulher”, lançado em 2020, teve na época. Depois de a noite de domingo ter sido repleta de prémios no ramo da música, aquando da cerimónia dos Grammys 2024, a artista portuguesa não deixou escapar a oportunidade para falar sobre o seu álbum, que confessa ter sido “o maior investimento” da sua carreira.

Rapper algemado nos bastidores dos Grammys (depois de vencer três prémios). Veja o que se passou
Rapper algemado nos bastidores dos Grammys (depois de vencer três prémios). Veja o que se passou
Ver artigo

Isto porque “Mulher” foi, em 2021, nomeado para o Grammy Latino de Melhor Vídeo em Formato Longo, uma curta-metragem realizada por Filipe Correia dos Santos que acompanhava o álbum e se debruçava sobre o problema da violência doméstica. No entanto, em Portugal, o álbum de Carolina Deslandes nunca foi reconhecido pela indústria.

“Ontem foi noite de Grammys. Hoje acordei e corri a ir ver tudo, gosto sempre de saber e de mandar vir em casa (quem nunca?) e dei por mim nostálgica a lembrar-me deste projeto. O ‘Mulher‘ foi lançado no coração da pandemia”, começou por escrever Carolina Deslandes. "Mulher", que conta com temas como "Tempestade", "Vergonha na Cara" e "Não Me Importo", este último com mais de quatro milhões de streamings no Spotify, foi a "expressão máxima de uma artista de causas", e um dos maiores sucessos da carreira da cantora, apesar de não ter sido reconhecido como tal.

"O ‘Mulher‘ não recebeu uma única nomeação para nada no meu país. O ‘Mulher‘ foi o primeiro vídeo em Portugal a receber uma nomeação para os Latin Grammys. Serve este post para dizer que não é porque quem está ao teu lado não te vê, que o teu trabalho não é bom", continuou Carolina Deslandes. "Às vezes é só difícil admitir que a música pop possa ter profundidade, conceito e outras coisas. Às vezes é só mais fácil dizer que o que está lá fora é melhor e ignorar os pares. Às vezes é preciso lembrar que somos Portugueses e como tal, somos preconceituosos connosco".

A publicação da artista contou com vários comentários a apoiá-la, inclusive da atriz Rita Pereira e do cantor Buba Espinho. Enquanto que este último deixou um coração na caixa de comentários, a atriz portuguesa confessou já ter sentido aquilo que Carolina Deslandes escreveu. "Uiiii e o quanto me identifico com este post… Podem não ver ou fingir que não vêm, podem não valorizar ou simplesmente lhes dar jeito não o fazerem mas, dentro de nós, a luta continua e de cabeça erguida", escreveu.

Carolina Deslandes ficou conhecida depois de entrar no programa "Ídolos", em 2010, onde conquistou o terceiro lugar. Desde aí, nunca mais parou, e "Mulher" foi o quarto álbum da cantora, depois do disco homónimo e de "Blossom" e "Casa". Posteriormente, a artista lançou outros dois: "Caos" e "Calma", ambos lançados em 2023. Fora isso, a cantora portuguesa já teve outras conquistas, entre eles dois prémios de Canção do Ano para os Globos de Ouro nacionais (com "A Vida Toda" e "Por Um Triz") e o prémio de Melhor Atuação para a mesma cerimónia.