Embora as últimas semanas tenham sido de muito calor, estamos oficialmente no outono. E porque esta estação começa a chamar a chuva, é bom que comece a preparar-se: vem aí precipitação muito forte esta semana, entre quarta-feira e quinta-feira, em especial no norte e centro, deixando sete distritos em aviso amarelo.

Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga. São estes os sete distritos que vão estar ao abrigo do aviso amarelo, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Este estará em vigor das 9 da manhã de quarta-feira, 25 de setembro, e a meia-noite de quinta-feira, 26.

Isto vai dever-se ao"transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte". Trocado por miúdos,  estão previstos períodos de chuva persistente a forte, a partir de quarta-feira, dia em que as máximas vão andar pelos 18ºC (Viseu) e os 27ºC (Santarém).

Nos dias que antecedem a chuva, como esta segunda-feira, 23 de setembro, o céu estará nublado na generalidade do País, havendo a "possibilidade de ocorrência de períodos de chuva no Minho para o fim do dia". As máximas não vão passar dos 26ºC, que se fazem sentir em Castelo Branco, sendo que a temperatura mais baixa é a da Guarda, que se fixa nos 17ºC. Lisboa fica-se pelos 23ºC.

Na terça-feira, 24 de setembro, o dia começa com "neblina ou nevoeiro" e está prevista uma "descida da temperatura máxima, em especial no interior". Tendo isto em conta, as máximas vão estar compreendidas entre os 27ºC (Beja) e os 14ºC (Guarda), com Lisboa a registar 22ºC e o Porto a manter-se nos 18ºC.