O fenómeno chamado Perseidas é um evento anual que acontece há dois mil anos em julho e agosto no maior palco do mundo — o céu — e a única organização que exige é a pessoal, isto é, tem apenas de arranjar espaço na agenda e o local ideal para ver esta chuva de estrelas. Quanto à última parte, nós tratámos disso.

É que a Green Trekker, uma empresa que organiza caminhadas, tem um percurso dedicado ao dia em que as estrelas vão estar no seu auge: esta quarta-feira, 12 de agosto (embora continue nas noites seguintes até dia 24). O que a Green Trekker sugere é uma caminhada de nível 2 (moderado), com partida em Óbidos e percurso pela zona Sul da Lagoa desta cidade.

O tempo estimado do percurso é de 2h30 — entre as 20h30 e as 23h59 — período que está dentro das horas que, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, serão as melhores para observar as Perseidas: entre as 22h do dia 12 de agosto e as 00h30 do dia 13. Nesta altura, o céu vai ser atravessado por uma média de 110 meteoros por hora.

Aquilo que vai ver resulta do cruzamento da órbita da Terra com o rasto de poeiras deixadas para trás pelo cometa Swift-Tuttle, que anda em torno do Sol e completa uma volta completa a cada 133 anos. Quando estas poeiras aquecem ao interagir com a atmosfera terrestre, desintegram-se pelo caminho, e criam as linhas de luz que atravessam o céu e são visíveis a olho nu.

Caminhadas, bicicleta e mergulhos. Ninguém fica parado no Memmo Baleeira
Caminhadas, bicicleta e mergulhos. Ninguém fica parado no Memmo Baleeira
Ver artigo

A chuva de estrelas não será o único ponto impressionante da natureza que vai ver nesta caminhada noturna, uma vez que do ponto de partida da caminhada, segue em direcção ao oceano, até junto à falésia da Rocha do Gronho, onde é possível admirar a vista sob a costa que se estende entre Peniche e a Nazaré. Daqui seguirá para a poça da Ferraria, sempre com a Lagoa de Óbidos a inspirar o esforço da caminhada.

Paulo Pimenta, o PT das estrelas, morreu sentado no sofá e só foi encontrado três dias depois
Paulo Pimenta, o PT das estrelas, morreu sentado no sofá e só foi encontrado três dias depois
Ver artigo

Tendo em conta a COVID-19, para esta caminhada não basta o calçado confortável e a garrafa de água. Terá de levar os seus próprios bastões, uma vez que não é permitida a partilha de material. Contudo, não terá de usar máscara (a não ser que pretenda). Aquilo que tem mesmo de cumprir é o distanciamento social de dois metros lado a lado e de quatro metros em fila.

O ponto de encontro é em frente ao Restaurante Rio Cortiço Lagoa, Bom Sucesso, Óbidos, às 20h30. A caminhada pela chuva de estrelas na lagoa de Óbidos tem um custo de 10€ por pessoa e pode fazer a reserva no site da Green Trekker.