Prepare os casacos e o guarda-chuva porque esta vai ser uma típica semana de dezembro. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera esta segunda-feira, 7, o céu estará geralmente muito nublado com períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro, mas que se estende a Sul. Apenas Faro regista céu parcialmente nublado sem aguaceiros. O IPMA prevê ainda queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros de altitude a partir da tarde.
Quanto ao vento prevê-se que seja fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral, com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte do Cabo Mondego a partir da tarde. Nas terras mais altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante oeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.
Apesar das temperaturas serem baixas, começando nos 4ºC, em Bragança, prevê-se uma ligeira subida das mínimas a nível nacional. No Porto o termómetro pode chegar aos 14ºC, sendo a mínima de 11ºC, e em Lisboa aos 16ºC. Sagres regista a temperatura máxima mais alta de Portugal continental com 19ºC.
Esta terça-feira, 8 de dezembro, as mínimas chegam a atingir 1ºC, na Guarda. Em Bragança, Vila Real e Viseu, o termómetro começa nos 2ºC. Em Lisboa e Faro a previsão aponta para temperaturas entre 10ºC e os 15ºC de máxima e 9ºC e os 18ºC, respetivamente. A previsão de chuva e aguaceiros mantém-se, principalmente na região Norte e Centro, ao longo de toda a semana. Quanto às temperaturas para os restantes dias, as previsões são também semelhantes.
A agitação marítima farará com que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estejam sob aviso amarelo entre 15 horas de hoje e as 15 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, avança o "Jornal de Notícias". Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco estarão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte entre o meio-dia de hoje e as 15 horas de terça-feira.