A caminho do Ensino Superior? Então, este texto é para si. É como se fosse uma espécie de guia de sobrevivência com algumas dicas essenciais para quem vai entrar este ano na faculdade. E olhe que, algumas delas, são bem valiosas.

Sabia, por exemplo, que encontrar casa ou quarto longe da cidade natal já não tem de ser difícil ou complexo? Em Portugal, pode contar com a Inlife. A empresa dispõe de quartos para estudantes em Lisboa, Coimbra, Porto, Évora e Braga. Internacionalmente, a Inlife tem quartos para estudantes em Madrid e Barcelona, em Espanha, e em Roma e Milão, em Itália. O objetivo da empresa? Ajudar todos os estudantes a tomar decisões informadas e em segurança.

Mas sabia também que os apontamentos — e a partilha dos seus com outros colegas — podem vir a tornar o seu curso ainda mais fácil ao longo dos três anos? Pois é. Palavra de quem já lá andou, caro leitor.

Damos-lhe cinco sugestões de coisas que, há uns anos, gostávamos que nos tivessem dito quando estávamos prestes a entrar na faculdade. Uma delas é que encontrar quartos para estudantes não tem de ser difícil.

Não há mal nenhum em mudar de rumo durante o curso

Quem diz mudar de rumo, diz mudar de curso. É que aquele curso que, à primeira vista, nos parecia adequado e o mais próximo possível daquilo que achávamos querer estudar durante três anos pode, na verdade, revelar-se pouco satisfatório.

A preparar o próximo ano letivo e nervoso por mudar de cidade? A Inlife ajuda
A preparar o próximo ano letivo e nervoso por mudar de cidade? A Inlife ajuda
Ver artigo

A culpa não é de ninguém e está tudo bem se, logo no primeiro ano de faculdade, surgir a necessidade de ajustar o curso ou mudar para outro ligeiramente diferente.

Seja porque as cadeiras — ou as disciplinas — são mais teóricas do que práticas, ou porque procurava estudar temáticas ligeiramente diferentes, não sinta que, uma vez que se inscreveu num curso, tem de o levar ao fim só porque sim.

Toda a experiência conta e a verdade é que, mesmo aquele curso que decide deixar para trás, substituindo por outro, serve de bagagem cultural para os desafios que virá a ter de enfrentar mais à frente.

Ir às aulas é fundamental. Mas também o é divertir-se

Assim que entrar no Ensino Superior, abrem-se portas para um novo e admirável mundo novo. A experiência é nova, claro, mas também são as pessoas com quem terá de lidar diariamente.

E vai encontrar pessoas muito diferentes — desde as que olham com desdém a quem se atreve, seja por que motivo for, a faltar a uma aula, às que não põe os pés numa disciplina ao longo de todo o semestre. Como em tudo na vida, há que ser ponderado e equilibrado.

Haverá, certamente, alturas em que o bar da faculdade vai ser muito mais apetecível do que uma sala de aula. Especialmente no verão. O truque, claro, está em não fazer disso hábito e, mais importante ainda, saber exatamente como colmatar, em casa, a matéria que perdeu por ter faltado.

Para isto, nada melhor do que ir estudando diariamente — até para se ir preparando com tempo para a época de exames — e, já nas aulas, manter-se ativo, participativo e interessado. Claro que é sempre importante estar a par daquilo que é lecionado, principalmente para não haver surpresas nas avaliações, mas a faculdade também deve ser sinónimo de diversão desde que sem excessos.

Afinal, são três anos de curso que não voltará a repetir.

Afinal, encontrar quartos para estudantes não é um bicho de sete cabeças

Assim que são conhecidos os resultados das colocações no Ensino Superior, há milhares de estudantes que se preparam para começar uma nova aventura longe das suas cidades. Só que isso tende a provocar uma ansiedade generalizada para pais e filhos.

É que a mudança de cidade implica encontrar um quarto para estudantes ou uma casa nova e confiar nos anúncios online cujas imagens podem não corresponder à realidade. Com a Inlife, a startup portuguesa de arrendamento a médio-longo prazo, é tudo mais fácil. É que depois de encontrada a casa certa para cada estudante, basta uma videochamada para a conhecer, assim como o senhorio ou colegas de casa — caso existam. Além disso, a Inlife faz ainda uma curadoria de todos os pontos de interesse junto ao novo bairro. Desde transportes públicos, eventos culturais ou áreas de interesse, a curadoria da Inlife não deixa nada de fora.

À procura de uma casa fantástica para viver em Lisboa? A Inlife ajuda (e torna tudo mais simples)
À procura de uma casa fantástica para viver em Lisboa? A Inlife ajuda (e torna tudo mais simples)
Ver artigo

Mas o compromisso da Inlife não se fica por aqui. É que além de a empresa proteger todos os dados dos seus clientes, esta só passa o pagamento do cliente ao senhorio 24 horas após a entrada do inquilino em casa.

A ideia, claro, é garantir que a experiência está de acordo com aquilo que as imagens nos anúncios da Inlife mostram.

Com este passo ultrapassado, a mudança de cidade é ainda mais simples e sem dores de cabeça associadas.

Faça apontamentos (e partilhe-os com os colegas)

Uma das melhores formas de estudar enquanto assiste a uma aula é, claro, fazendo apontamentos daquilo que vai sendo lecionado. Eventualmente, acontecerá algum colega perguntar-lhe se lhe poderia ceder os apontamentos de uma aula na qual não esteve presente.

A nossa sugestão? Não torça o nariz. Não só porque não faz ideia do que motivou a falta do colega, mas também porque é quase garantido que, em algum ponto do seu curso, venha também a precisar de pedir apontamentos a alguém.

Encontrar uma boa rede de colegas que promovam a entre-ajuda é uma das formas mais práticas e simples de tornar todo o curso mais simples.

Ah, e quanto aos apontamentos, sempre escritos, ok? Até pode escrever em computador, mas não tenha receio de ir escrevendo umas coisas à mão. Vai memorizar a matéria de forma mais eficiente.

Vai gastar mais dinheiro a tirar fotocópias do que no bar da faculdade

Qualquer universitário pode comprovar isto: assim que as primeiras disciplinas começarem, também vão começar as fotocópias de livros, apontamentos, materiais de apoio deixados pelo professor da disciplina, trabalhos de anos anteriores...

A lista é infindável. E o mais certo é que isto seja válido para todas as disciplinas em que se inscreveu.

Pronto, fica avisado.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.