Portugal regista já 50.164 infetados e 1.717 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico deste domingo, 26 de julho. Estes números representam um aumento de 209 infetados e mais uma morte do que as registadas ontem.

Vacina da COVID-19 poderá não vigorar no Plano Nacional de Vacinação e será paga por quem a pode pagar
Vacina da COVID-19 poderá não vigorar no Plano Nacional de Vacinação e será paga por quem a pode pagar
Ver artigo

Estes dados são atualizados numa altura em que vários países e regiões começam a aumentar o confinamento. Um desses casos é a região da Catalunha, Espanha, que tem vindo a assistir a um aumento de casos de infeções pelo novo coronavírus todos os dias. O governo ordenou o encerramento de todos os espaços de diversão noturna nas próximas duas semanas e, depois de ter sido implementada em Barcelona, a medida foi ampliada a todo o território da região autónoma. Além das discotecas e bares, também todo os eventos culturais e desportivos foram suspensos nos próximos 15 dias, sendo que os ajuntamentos voltaram a ter um limite de 10 pessoas.

Mas não é só esta região que merece atenção devido ao número crescente de casos. A Coreia do Norte declarou este domingo, 26 de julho, "emergência sanitária máxima" devido à pandemia. A cidade de Kaesong ficou em isolamento depois de ter sido detetado um caso suspeito — o primeiro a ser confirmado pelo regime.