Há mais 12 mortes e 2.948 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quarta-feira, 11 de agosto, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.
Os dados são divulgados na mesma altura em que se sabe que Portugal tem já 62% da população totalmente vacinada e 71% com, pelo menos, uma dose, revelam os dados divulgados no último relatório da vacinação publicado no site da DGS.
Quanto a faixas etárias, no grupo dos maiores de 80 anos, 99% dos portugueses já tomou pelo menos uma dose da vacina e 96% tem a vacinação completa. Dos 65 aos 79 anos, o cenário é idêntico uma vez que 99% tomou pelo menos uma dose e 97% completou a imunização.
Nas faixas etárias mais jovens, dos 18 aos 24 anos, há 263.596 portugueses com a primeira dose da vacina e 149.707 com a vacinação completa. Dos 0 aos 17 anos, 10.178 crianças estão vacinadas com uma dose e 3.273 já levaram as duas.
Os dados surgem um dia depois da DGS ter anunciado que recomenda a "vacinação de todos os adolescentes de 12 a 15 anos de idade". A decisão foi comunicada ao País esta terça-feira, 10, por Graça Freitas que fez questão de referir que os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos EUA e na União Europeia confirmam que episódios de miocardites e pericardites são "extremamente raros".
Depois desta decisão, António Costa manifestou-se de imediato afirmando que "tudo está a postos para garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo".