Há mais 19 mortes e 2.076 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta terça-feira, 3 de agosto, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.
A partir desta terça-feira os jovens com 16 e 17 anos já podem agendar a vacina contra a COVID-19 a partir do portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). A informação foi avançado pelo grupo de trabalho responsável pela vacinação que adianta ainda que as vagas para esta faixa etária estão disponíveis para os dias 14 e 15 de Agosto. A notícia surge passado uma semana de ter sido aberto o autoagendamento para pessoas com 18 ou mais anos.
Até agora, de acordo com o último relatório de vacinação publicado, 52% da população portuguesa já tem a inoculação completa, mas o objetivo é que, até à fase dois do levantamento gradual das medidas de combate à pandemia, mais de 70% da população tenha as duas doses e em outubro, na fase três, essa taxa corresponda a 85% da população.
Também a partir desta terça-feira a vacinação através da modalidade "Casa Aberta" ficou disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos, avança a "TSF".
Esta modalidade, que permite a vacinação de primeiras doses por parte de pessoas maiores de 30 anos, que não estejam agendadas e que não tenham sido infetadas com COVID-19 nos últimos seis meses, assegura assim que todas as pessoas elegíveis sejam inseridas no processo de vacinação. Além disso, os utentes com mais de 30 anos podem agora marcar a sua vacinação "Casa Aberta" através de um sistema de senhas, de forma a evitar filas.