Há mais 260 mortes e 5540 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta terça-feira, 2 de fevereiro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.
Portugal receberá já esta quarta-feira, 3 de fevereiro, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia da Covid-19, 26 profissionais de saúde, 50 ventiladores, 150 bombas de infusão e 150 camas vindas da Alemanha, revelaram esta segunda-feira, 1, fontes oficiais alemãs à Agência Lusa. Numa primeira fase, a ajuda deverá estender-se por um período de 21 dias.
"Apoiamos os nossos amigos europeus, também na luta contra o coronavírus. Combinei com o meu homólogo João Cravinho (ministro da Defesa português) que a 'Bundeswehr' (Forças Armadas alemãs) vão enviar pessoal e material médico para Portugal. A solidariedade fortalece a Europa", revelou a ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, no documento enviado à Lusa citado pelo "Diário de Notícias".
Previsões divulgadas pelo jornal "Público", esta segunda-feira revelam que Portugal poderá já ter ultrapassado o pico de contágios, contudo especialistas alertam para o facto de continuarmos com “níveis de incidência brutalmente elevados” sendo que manter todas as restrições e cuidados é mais importante do que nunca para combater a pandemia da Covid-19.
De acordo com dados fornecidos ao "Público" pelo investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Carlos Antunes, o Alentejo foi a primeira região a ultrapassar o pico de contágios que se verificou por volta do dia 21 de Janeiro. Seguiu-se o Norte, entre o dia 23 ou 24 de Janeiro, e o Centro e o Algarve no dia 25 do mesmo mês. Já a região de Lisboa e Vale do Tejo, que contabilizada neste momento cerca de 50% dos novos casos registados no País, só deverá atingir o pico mais tarde.