Há mais 57 mortes e 2.099 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta segunda-feira, 21 de dezembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.
Os dados são atualizados na mesma altura em que se sabe que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai reunir-se esta segunda-feira, 21 de dezembro, com o intuito de aprovar a vacina da Pfizer-BioNTech. O objetivo é que, depois da aprovação, a campanha de vacinação comece ao mesmo tempo pelos 27 estados-membros da União Europeia já no final de dezembro.
A reunião, inicialmente marcada para 29 de dezembro, foi antecipada uma semana devido ao facto de os laboratórios farmacêuticos terem fornecido informação adicional sobre a vacina à entidade que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia, conforme justificou.
A alteração da agenda surgiu após o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, ter pressionado a Agência Europeia do Medicamento a acelerar a aprovação do fármaco, classificando o atraso como uma situação “especialmente irritante”.
Isto porque enquanto Jens Spahn vê países como o Reino Unido, Estados Unidos ou o Canadá a avançar com a vacinação, o ministro alemão vê-se impedido de avançar com a campanha por ter de esperar pela aprovação da EMA.