Há mais sete mortes e 3.547 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta sexta-feira, 16 de julho, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.

Os novos dados surgem depois de esta quinta-feira, 15, se ter realizado mais uma reunião de Conselho de Ministros da qual resultou a nova medida que estipula que os autotestes à COVID-19 passam a ser vendidos também em supermercados.

Autotestes passam a ser vendidos também em supermercados, decide Conselho de Ministros
Autotestes passam a ser vendidos também em supermercados, decide Conselho de Ministros
Ver artigo

Em conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, informou ainda que são agora 43 concelhos em risco elevado (face a 27 na semana passada) e 47 os concelhos em risco muito elevado (mais 14 do que os registados na última quinta-feira). Para estes concelhos, mantêm-se as medidas já estipuladas na semana passada.

A marcar a atualidade nacional está também a decisão de que os parques aquáticos dos concelhos de risco elevado e muito elevado de todo o País já podem abrir a partir desta sexta-feira, 16 de julho, depois de terem estado encerrados mais de um mês.

Quanto às vacinas da Janssen que estavam a ser investigadas depois de terem ocorrido episódios de desmaio, já podem voltar a ser administradas. A luz verde foi dada esta na tarde desta quinta-feira pelo Infarmed, avança o jornal "Público". De acordo com a autoridade do medicamento, não foi detetado qualquer defeito de qualidade ficando assim "revogada a decisão de suspensão de utilização", lê-se no mesmo jornal.

A decisão faz com que a modalidade de vacinação de "casa aberta" seja também retomada esta sexta-feira. "Após o levantamento da suspensão temporária de um lote de vacinas da Janssen, a modalidade 'Casa Aberta' para utentes com idade igual ou superior a 40 anos será retomada a partir das 15h00 de 16 de julho", informou o grupo de trabalho liderado pelo vice-almirante Gouveia e Melo, citado pela "SIC Notícias". 

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.