Há mais 8 mortes e 911 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este domingo, 12 de setembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.

Os dados são divulgados na mesma altura em que a obrigatoriedade do uso de máscaras no exterior se prepara para cair. Isto significa que a partir da próxima segunda-feira, 13, já não é obrigatório usar máscara na rua. A lei que regula esta medida, em vigor desde outubro de 2020, caduca este domingo e o parlamento não vai renová-la.

DGS esclarece que a máscara é mesmo para usar nas escolas, até no recreio
DGS esclarece que a máscara é mesmo para usar nas escolas, até no recreio
Ver artigo

A DGS, pela voz da sua diretora-geral, Graça Freitas, considera que o avanço significativo no processo de vacinação da população permite levantar esta medida. "O risco de transmissão [do vírus] ao ar livre é muito menor, e com 85% da população previsivelmente vacinada com duas doses, a circulação do vírus será também muito menor", referiu em declarações à SIC Notícias.

Apesar disso, impõe-se o bom senso e recomenda-se o uso da máscara no exterior sempre que seja impossível garantir o distanciamento de segurança recomendado desde o início da pandemia.

Nos espaços fechados, o uso de máscara mantém-se obrigatório.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.