Há mais 87 mortes e novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este domingo, 6 de dezembro, pela Direção-Geral da Saúde, no novo boletim epidemiológico.
Estes números surgem um dia depois de António Costa falar ao País e revelar um abrandamento das medidas restritivas para o período do Natal: a circulação entre concelhos é permitida, bem como na via pública: na noite de 23 para 24 de dezembro, apenas para quem se encontrar em trânsito, para que "viajem em segurança", afirmou o primeiro-ministro; no dia 24 e 25 até às 2 horas do dia seguinte; e dia 26, até às 23 horas.
A restauração também vê as medidas serem menos restritivas no mesmo período, podendo funcionar até à uma da manha nas noites de 24 e 25, e servir almoços até às 15h30 de dia 26.
Já no Ano Novo, o caso muda de figura. A circulação entre concelhos é proibida entre a meia-noite de dia 31 e as cinco da manhã de dia 4 de janeiro, e a circulação na via pública é permitida até às duas da manhã da noite de Passagem de Ano. No dia 1 de janeiro, o recolher obrigatório acontece às 23 horas.
Os restaurantes vão poder funcionar na noite de 31 até à 1h da manhã, servir almoços até às 15h30 de dia 1 de janeiro. António Costa reforçou que as festas públicas ou abertas ao público estão proibidas, bem como os ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.