Há mais seis mortes e 159 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta segunda-feira, 5 de abril, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

Já pode beber um café na esplanada e ir ao ginásio. O que muda a partir desta segunda-feira
Já pode beber um café na esplanada e ir ao ginásio. O que muda a partir desta segunda-feira
Ver artigo

Estes dados surgem no dia em que Portugal entra na segunda fase de desconfinamento. A partir desta segunda-feira, os alunos do 2.º e 3.º ciclo regressam às aulas presenciais, as esplanadas voltam a abrir, com a possibilidade de cada mesa ter até quatro pessoas, e museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares passam também a receber visitas. A segunda de quatro fases de desconfinamento é ainda marcada pela reabertura dos ginásios, sem possibilidade de realização de aulas de grupo, e pelo regresso da prática de alguns desportos.

Contudo, apesar de o número de casos diários e de mortes ter vindo a descer nos últimos dias, o Rt não apresenta valores animadores. Este domingo, 4, o comentador da SIC, Luís Marques Mendes, afirmou que o valor está já em um no Continente — número que o primeiro-ministro, António Costa, já tinha referido que faria pensar sobre a possibilidade de recuar em algumas medidas.

"A situação na Europa é má e nós não somos uma ilha na Europa. Também porque este período da Páscoa pode gerar mais contactos e potencialmente mais contágios. Só daqui a duas semanas veremos. E, sobretudo, pelo célebre fator R. que segundo os dados da DGS reportados ao dia 1 de abril, ainda está em 0,97, mas segundo dados que tenho hoje o R para o Continente já está em 1", referiu Marques Mendes citado pelo "Expresso". 

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.