Portugal regista já 26.715 infetados e 1.105 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta quinta-feira, 7 de maio. Estes números representam um aumento de cerca de 2 % de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 16 do que as registadas ontem.
Estes dados são atualizados numa altura em que se fala sobre a possibilidade, ou não, de se usar máscara nos aviões. Ainda que o uso de máscara seja uma obrigatoriedade nos transportes coletivos de pessoas, esta medida parece não se aplicar de igual forma aos aviões. Ainda que não seja obrigatório, o seu uso é recomendado e o conselho vem mesmo da Comissão Europeia.
Contactado pelo "Observador", o Ministério das Infraestruturas explicou que está a aguardar "recomendações europeias sobre a matéria, dentro dos aviões e também nos aeroportos". Já o limite de ocupação dos aviões é "confirmada", sendo que agora estes veículos só podem transportar 2/3 dos passageiros.
Também esta quinta-feira foram atualizados os dados sobre as mortes na Europa. Ao todo o continente já ultrapassou a marca dos 150 mil mortes devido à pandemia de COVID-19. Os países mais afetados continuam a ser o Reino Unido, Itália, Espanha e França.