Portugal regista já 27.581 infetados e 1.135 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico deste domingo, 10 de maio. Estes números representam um aumento de cerca de 0,6% de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 9 do que as registadas ontem.
Estes dados são atualizados numa altura em que em Espanha, o número de mortos desce para valores que não se verificavam desde março. O número baixou para 143 e é o mais baixo desde 18 de março. Estes números foram atualizados pelo "El País" que cita informações dadas pelo primeiro-ministro aos presidentes das regiões autónomas.
Apesar do número de mortos ter baixado, são agora menos 36 do que no dia anterior, o número de pessoas infetadas voltou a subir. Em Espanha, registam-se assim mais 621 casos em 24 horas, perfazendo um total de 224.390 pessoas infetadas naquele país.
É também de Espanha que chegam notícias da criação de um hospital focado em epidemias. A presidente da comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, anunciou a construção de um novo hospital que deverá entrar em funcionamento no outuno. "Se tudo continuar como os especialistas indicam, este vírus estará connosco entre um a dois anos", por isso o hospital em construção será permanente e atenderá epidemias como a de COVID-19, a da gripe sazonal e de outras "que podem estar a chegar", conforme explicou ao "El Mundo".