Portugal regista já 33.969 infetados e 1.465 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta sexta-feira, 5 de junho. Estes números representam um aumento de 377 infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 10 do que as de ontem.
Os novos dados são atualizados na mesma altura em que a DGS atualizou as normas relativas à realização dos partos nos hospitais portugueses. A partir de agora, as futuras mães poderão ter acompanhantes no momento do parto, mas “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” que esteja presentes.
Mas para que essa presença seja assegurada, o acompanhante não poderá ter tido contacto com pessoas infetadas nos 14 dias anteriores ao parto nem deverá registar sintomas de infeção.
"A troca de acompanhantes não é permitida e devem ser cumpridas regras de higienização das mãos, etiqueta respiratória, distanciamento físico, utilização de máscara cirúrgica, bata descartável e protector de calçado", lê-se no comunicado de imprensa enviado às redações.
Mas caso a grávida esteja infetada, a DGS recomenda que seja considerada a "restrição da presença de acompanhante” para que assim seja possível diminuir o riso de propagação do vírus.