
Crianças alegadamente amarradas para dormir, forçadas a comer até vomitar e expostas a gritos constantes. São estas as acusações que um grupo de pais faz contra uma creche no Fogueteiro, no concelho do Seixal, e que têm causado indignação e revolta nas famílias.
O caso começou a ganhar dimensão quando alguns pais notaram alterações no comportamento dos filhos. “Agarrava-se a mim para não ficar e, quando a ia buscar, vinha sempre com os olhos inchados de choro”, contou uma das mães à CMTV.
Segundo os pais de pelo menos 10 menores, o ambiente dentro da creche é de castigos físicos, gritos frequentes e práticas que, segundo alegam, colocam em causa o bem-estar emocional e físico das crianças.
“Há áudios de uma das educadoras a gritar constantemente”, afirma a mesma mãe, sublinhando que o impacto não era apenas físico, mas também profundamente emocional.
As denúncias começaram a surgir quando os pais partilharam entre si os comportamentos dos filhos fora da creche. “Nunca na minha vida imaginei estar a passar por uma situação destas”, referiu uma das mães ao canal de informação. “Percebia que havia ali coisas que não eram normais, mas não tinha como comprovar. Agora quero justiça pela minha filha e por todas as outras crianças que lá estão. Vamos até ao fim”, acrescentou.
A situação já está nas mãos das autoridades. Foi apresentada uma queixa formal na PSP, e os pais garantem que não vão desistir até que se apure a verdade. De acordo com os testemunhos, existem fotografias que sustentam as acusações, e várias crianças terão já sido retiradas da creche desde que os primeiros sinais de alerta foram partilhados.