O caso anda a correr as redes sociais e já há diversas denúncias. A nova burla do WhatsApp envolve filhos, pais preocupados, e tecnologias. O esquema começa quando o burlão encontra um número de telemóvel, envia uma mensagem no WhatsApp a dizer “Olá mãe” ou “Olá pai” e espera a sua sorte.
Uma mãe ou um pai recebe uma suposta mensagem do filho a dizer que perderam o telemóvel, que aquele é o novo número, ou o número de um amigo, e que precisam que lhe envie dinheiro. Se a história for credível, o pai ou a mãe envia por mensagem o código MB Way que permite fazer o levantamento numa caixa multibanco.
Nas redes sociais são muitas as mães que alertam para este tipo de burlas. Numa página pessoal do Facebook foi publicado: “Hoje enviaram-me mensagem para o WhatsApp, de um número que não conheço, dizendo que era o meu filho e que aquele era o seu número novo, porque o telefone havia se molhado! Só pela forma de escrever já fiquei de pé atrás!”, pode ler-se.
Sabendo que o filho se encontrava na escola, esta mãe perguntou se o filho estava em casa. Depois de obter uma resposta afirmativa apercebeu-se de imediato que não era com o filho que estava a falar e que estava prestes a ser alvo de burla. “Respondi que iria denunciar às autoridades e de imediato me bloqueou”.
Segundo o Jornal i, a Polícia Judiciaria afirma que o número de casos de burlas está a aumentar e que a forma como o fazem é cada vez mais diferente. Apesar de ser novo em Portugal, em dezembro do ano passado o caso já andava a circular nas redes sociais no Reino Unido, ficando conhecido como “Hello Mum” ou “Hello Dad” (“olá mãe” ou “olá pai”, em português.)