A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou esta sexta-feira, 9 de julho, que o público iria poder regressar às bancadas dos estádios durante a próxima época. Mas fonte oficial do governo diz que a decisão ainda não está formalizada.

Ainda que a mesma fonte confirme que, de facto, têm existido reuniões entre o governo, a LPFP e a Direção-Geral da Saúde com o objetivo de preparar a próxima época de futebol — que arranca no fim de semana de 7 a 8 de agosto —, esta adianta que a decisão final ainda não foi tomada, em declarações à agência Lusa, citada pela TSF.

A formalização de qualquer decisão referente ao regresso do público às bancadas dos estádios deverá ser anunciada após uma nova reunião do Conselho de Ministros, garante a fonte, segundo escreve a mesma publicação.

Pfizer quer terceira dose da vacina para aumentar imunidade contra a COVID-19
Pfizer quer terceira dose da vacina para aumentar imunidade contra a COVID-19
Ver artigo

O esclarecimento por parte do governo de António Costa surge depois de a LPFP ter feito saber que os estádios voltariam a ter público, mas que, apesar disso, haveria condicionantes. Uma delas diz respeito ao limite da lotação a 33%.

"As competições profissionais arrancarão com a possibilidade de 33% de lotação dos recintos, devendo os titulares de ingresso apresentar o certificado digital que comprove a vacinação completa, teste negativo [à COVID-19] nas 48 horas anteriores ou verificação de cura", lê-se na nota oficial.

Apesar disso, a LPFP explicou que as normais não seriam de cariz fixo e estariam sujeitas a várias reavaliações ao longo da época. Essa reavaliação e eventuais ajustes seriam decididos consoante a evolução da crise sanitária no País.

O arranque da Primeira Liga 2021/22 acontece no fim de semana de 7 a 8 de agosto. A última ronda do campeonato acontece a 15 de maio.