Uma colisão grave no IC2, perto de Leiria, resultou na morte de duas pessoas. O acidente aconteceu no quilómetro 127 da estrada, envolvendo um camião-cisterna carregado com 30 toneladas de cimento, um Porsche e um ciclomotor. Uma das vítimas, Tito Morgado, de 40 anos, era amigo de João Portugal, membro dos Excesso, cuja morte lamentou nas redes sociais.

"Meu amigo Tito, ainda não acredito que nos deixaste! Talvez, por respeito, não devesse fazer este post. Mas quero lembrar algo que me disseste uma vez", começou por dizer o artista na legenda da publicação, na qual se podia ver também uma fotografia de Tito Morgado, relembrando um episódio pelo qual passou com o amigo.

'"Apesar de amar a minha profissão, não vivo só para o trabalho. Trabalho para viver e aproveito o que a vida me proporciona dia após dia. Nunca sabemos o dia de amanhã, pois temos que viver o presente e ainda há pouco tempo apanhei um susto, que passei muitíssimo mal, numa viagem que fiz, por causa duma bactéria! João, queres ouvir uma musiquinha? Isto não dói nada!'", disse João Portugal, replicando as palavras do amigo.

"Eu [disse]: 'Sim, Tito. Põe uma que gostes, és tu que estás a trabalhar!'. O Tito [disse]: 'ok. Está boa esta?'. Eu [disse]: 'Impecavél!'", continuou o artista de 51 anos, falando do amigo, que era médico-dentista. "Enquanto ele me ia arrancando calmamente o siso, conversava sempre comigo, para me deixar tranquilo… mas sempre com o sentido de humor característico, que fazia dele um profissional acima da média", acrescentou.

No fim, frisando que não queria "saber sobre o acidente", relembrou que não chegou a dar um abraço ao amigo, no último concerto que este foi ver. "Mas um dia quando voltarmos a estar juntos, voltas a escolher uma musica para eu ficar tranquilo!", disse, mandando "muita luz, força e coragem à família e amigos do Tito e também do Sr José Luis, neste momento de muita dor, com o maior respeito e amor". "Que descansem em Paz. Até um dia, Tito", rematou.

Acidente grave em cascata do Gerês. Jovem de 25 anos gravemente ferida é retirada de helicóptero
Acidente grave em cascata do Gerês. Jovem de 25 anos gravemente ferida é retirada de helicóptero
Ver artigo

O acidente aconteceu na sexta-feira, 9 de agosto, pelas 5h30 da madrugada. O camião, que seguia no sentido sul-norte, foi abalroado pelo Porsche, que vinha na direção oposta e era conduzido por Tito Morgado. O Porsche tinha colidido previamente com um ciclomotor, projetando-o a mais de 200 metros. O motorista do camião, ao perceber o impacto inicial, tentou imobilizar o veículo, mas não conseguiu evitar a tragédia.

Agosto tem sido um mês particularmente trágico nas estradas, com pelo menos mais 19 mortes em apenas nove dias. Além disso, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, nos primeiros quatro meses do ano morreram 137 pessoas nas estradas, o que dá uma média superior a uma morte por dia, diz o "Correio da Manhã".