Este fim de semana, 16 e 17 de março, já sentimos um gostinho da primavera. Vários ponto do País registaram temperaturas bem acima dos 20ºC, como foi o caso de Santarém e Leiria, com 26ºC, Setúbal e Évora, com 25ºC, Beja e Sines, com 24ºC, e Lisboa e Portalegre, com 23ºC, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Mas será que é sol de pouca dura?

Para sermos curtos e grossos, como se costuma dizer, sim. Esta segunda-feira, 18 de março, o céu vai estar nublado e vai existir até a "possibilidade de aguaceiros dispersos nas regiões norte e centro", avança o IPMA. Como se isto não bastasse, a chuva pode vir "pontualmente acompanhada de trovoada".

Mas nem tudo é mau: as temperaturas não vão baixar drasticamente. Apesar de as máximas já não chegarem aos 26ºC, os termómetros vão chegar a marcar 25ºC, como acontecerá em Évora, e não mostrarão valores mais baixos que 18ºC, como é o caso de Braga. Lisboa e Setúbal ficam-se pelos 21ºC e o Porto pelos 20ºC. Já as mínimas estarão compreendidas entre os 11ºC e os 15ºC.

As saias balão são a tendência que vai alegrar os looks de primavera. E nós temos 14 modelos para si
As saias balão são a tendência que vai alegrar os looks de primavera. E nós temos 14 modelos para si
Ver artigo

Na terça-feira, 19, o cenário não muda muito de figura. Vai continuar a haver "períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas", bem como a "possibilidade de ocorrência de períodos de chuva no litoral a norte do Cabo Carvoeiro no final do dia". E as temperaturas voltam a baixar um bocadinho.

Desta vez, as máximas estarão compreendidas entre os 16ºC (Guarda) e os 22ºC (Faro, Setúbal e Castelo Branco). Lisboa vai contar com 19ºC de máxima, o Porto registará um grau a menos que a capital e distritos como Évora e Santarém ficam-se pelos 21ºC. As mínimas também estarão bem mais baixas, chegando aos 6ºC, que é o caso de Bragança e Vila Real.

A meio da semana, na quarta-feira, 20, vai voltar a haver uma "descida de temperatura", de acordo com o IPMA. O tempo só começa a mudar novamente no dia seguinte, quinta-feira, 21, quando o instituto dá conta de que haverá uma "subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro", embora a defina como reduzida.