Este fim de semana foi favorável a dias de praia em vários pontos do País. Por exemplo, este domingo, 7 de julho, alguns distritos tiveram temperaturas iguais ou superiores a 30ºC, como foi o caso de Faro, Évora e Castelo Branco, havendo outros que estiveram lá perto, como Setúbal e Braga (26ºC), Portalegre e Bragança (27ºC) e Beja (29ºC). Será que o cenário se mantém durante a semana?
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista uma "subida da temperatura máxima" para esta segunda-feira, 8 de julho, embora esta venha de mãos dadas com o aumento gradual "de nebulosidade a partir da tarde" desse mesmo dia – e, em alguns distritos do litoral norte do País, é possível que até chova, como Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.
Os termómetros vão estar compreendidos entre os 21ºC, registados em Braga, e os 31ºC, em Évora, Beja e Castelo Branco. Distritos como Lisboa e Setúbal ficam-se pelos 26ºC, o Porto pelos 22ºC e Faro pelos 27ºC. Bragança é o quarto distrito com a temperatura mais alta, que se fixa nos 30ºC. Já as mínimas vão andar entre os 10ºC e os 15ºC.
Na terça-feira, 9 de julho, as temperaturas máximas continuam a subir, mas a chuva continua a espalhar-se pelo território português. Desta vez, a par de um "céu muito nublado", períodos de chuva deverão fazer-se sentir em distritos como Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Aveiro, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa.
As temperaturas máximas andarão entre os 21ºC (Viana do Castelo) e os 31ºC (Évora). Lisboa fixar-se-á nos 24ºC, Setúbal nos 25ºC, Porto nos 23ºC e Faro nos 30ºC, sendo este o único distrito em que o céu deverá estar limpo. As mínimas também deverão aumentar, estando compreendidas entre os 14ºC e os 19ºC.
Em relação a quarta-feira, 10 de julho, o IPMA diz que haverá "períodos de chuva no litoral norte e centro até ao final da manhã", além da "subida da temperatura mínima no sul", bem como da "máxima no interior norte e centro". Na quinta-feira, 11, o cenário não muda muito de figura e o céu continuará "geralmente muito nublado", com a ocorrência de períodos de chuva.